Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
2º ano/ 3º ano
Seres vivos

Leia o texto a seguir.

A ilha de Henderson: um lugar a mais de 5.000 quilômetros da América do Sul de um lado e a outros 5.000 quilômetros da Nova Zelândia do outro. Lá não mora ninguém, só lagartos, crustáceos, roedores e muitos pássaros.

Mas uma tragédia ecológica acontece nessa ilha: um acúmulo de lixo do Oceano Pacífico. De acordo com cientistas que passaram quatro meses no local, foram encontrados capacetes, boias, redes, cordas, e coisas de navios, mas também itens do dia a dia, como escovas de dente, isqueiros, lâminas de barbear, chupetas, soldadinhos de plásticos, pedaços de bicicletas, pedais e rodas. Tudo levado pelas correntes marinhas.

Disponível em http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/06/ilha-vive-tragedia-ao-acumular-lixo-carregado-pelas-correntes-do-pacifico.html. Adaptado. Acesso em 7 de jun 2017.

a) Qual o assunto do texto acima?

b) Qual conclusão podemos chegar ao ler o texto?

Por que perguntar
Ler e compreender um texto, chegando à conclusão de que os impactos humanos no ambiente são maiores do que imaginamos.
Por trás da pergunta
Compreender que os impactos provocados pelos seres humanos não se restringem apenas ao local onde as ações são realizadas.
O que fazer antes

Possivelmente os alunos podem dar exemplo de presença de lixo em locais onde não deveria haver, seja na cidade, no bairro ou até mesmo na escola. Por meio de uma conversa, mostre como o ambiente é um todo interligado, em que uma ação aparentemente sem muitas consequências pode gerar problemas ambientais muito sérios, às vezes distantes do local onde tudo começou. Tome o exemplo de descarte de um sofá em um terreno baldio. Mostre como uma forte chuva pode fazer com que esse sofá seja carregado pela enxurrada até o leito de um córrego. Ele então pode não passar pela tubulação pela qual as águas do rio foram canalizadas em um ponto mais à frente. Sem poder passar, a água da chuva pode gerar uma enchente, atingindo moradores de muitas casas. A água contaminada pode causar doenças em adultos e crianças, gerando um “efeito dominó” que possivelmente quem descartou o sofá no local impróprio não pensou.

Explique que ter consciência de seus atos implica em responsabilizar-se por adotar práticas que não afetem as demais pessoas. Isso é também, de algum modo, cuidar do ambiente.

O que fazer depois

Chame atenção para o fato de que a ilha de Henderson é um lugar desabitado por humanos, mas que sofre como se tivesse moradores. Por isso é tão importante a preservação de parques e reservas ecológicas, onde a presença humana é controlada.

Gabarito

a) A presença de muito lixo em uma ilha afastada e desabitada no Pacífico.

b) O lixo pode poluir lugares muito distantes de onde foi descartado, mostrando os impactos provocados pelos seres humanos nos ambientes.