Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
5º ano
Ordenação de números

No sorteio de número 4.425 da Quina, realizado em julho de 2017, as dezenas sorteadas foram:

05 – 18 – 48 – 78 – 80

A Caixa Econômica Federal, que organiza o sorteio, publicou então o seguinte resultado:

Quina (acumulou)............... R$ 5.169.636,22

Quadra (95 ganhadores)......       R$ 5.536,45

Terno (7.768 ganhadores)....          R$ 101,81

Agora responda:

a) Quantos sorteios haviam sido realizados até aquela data: mais ou menos de 4500 sorteios?

b) Quantos ganhadores acertaram 3 dezenas (o chamado Terno)?

c) No enunciado da questão aparecem 4 números da ordem do milhar (incluindo o valor pago para os ganhadores da Quadra). Liste esses números em ordem decrescente.

d) Naquela rodada, foram sorteadas cinco dezenas. Componha, com essas dezenas, 2 números maiores do que 7800.

Por que perguntar
Ordenar em ordem crescente números maiores que 1000.
Por trás da pergunta
Identificar e representar números maiores que 1000.
O que fazer antes

Trabalhar com qualquer  número pode parecer fácil, depois que o aluno compreende como funciona o sistema de numeração.  Mas para muitos deles a tarefa parece bem difícil quando o número é “grande”, ou seja, quando no cotidiano escolar começam a aparecer com maior frequência unidades, medidas e grandezas envolvendo a casa dos milhões ou mesmo centena de milhar: valores monetários, extensão territorial do Brasil, população do estado, distância entre a Terra e o Sol, quantidade de imigrantes ingressados no país, etc. É importante que nas aulas de Matemática os alunos aprendam a operar esses números, atribuindo sentido e significados a eles. Um modo de investigar a noção que a turma tem sobre grandezas é lançar perguntas desafiadoras, tais como: Quantas pessoas habitam a Terra? (registre na lousa o número 7, 5 bilhões de indivíduos aproximadamente, grafando 7 500 000 000). Quantos dias seu avô já viveu? Qual a distância entre a Terra e a Lua? A partir das respostas, os alunos podem levantar hipóteses sobre como registrar esses números. O uso da reta numérica (representando proporcionalidade) para localizar os números maiores pode ser um recurso útil para o entendimento dos alunos.

O que fazer depois

A ordem crescente ou decrescente dos números pode ser retomada, por meio de jogos, nos quais os alunos, em grupos, são desafiados a organizar a sequência dos números. Entregue aos grupos cartões com números maiores de 1000. Os grupos devem organizar os números na ordem crescente ou decrescente, em um determinado tempo. O grupo que formar a sequência primeiro é o vencedor.

Gabarito

a) Menos de 4500 sorteios (4425 sorteios)

b) 768 ganhadores.

c) 2017, 4425, 5536,45 e 7768.

d) Os alunos poderiam indicar vários números: 7880, 7805, 7848, 8005, 8078, entre outros.