Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Palavras com sentido contrário; reescrita de frases, do plural para o singular

Observe as frases e faça o que se pede.

a) Reescreva as frases, colocando-as no singular.

Em geral, as histórias que as crianças gostam de ouvir têm fadas feias e bruxas boas.

__________________________________________________________

As florestas têm pouco mato e os castelos são pequenos.

__________________________________________________________

b) Reescreva as frases, substituindo as palavras em destaque por outras que tenham um significado contrário a elas.

Os reis são deselegantes e as rainhas são malvestidas.

__________________________________________________________

Os príncipes são medrosos e as princesas são tristes.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos conhecem palavras com sentido contrário e realizam a reescrita de frases, passando do plural para o singular com as adequações necessárias.
Por trás da pergunta
Realizar a reescrita de frases, empregando adequadamente a letra maiúscula inicial e a pontuação final, para expressar o conhecimento de palavras com sentido contrário, além de passar as frases do plural para o singular, fazendo as adequações necessárias.
O que fazer antes

É importante propor atividades para que os alunos tenham a compreensão de que, na Língua Portuguesa, há palavras com sentidos semelhantes e palavras com sentidos opostos. O estudo das palavras sinônimas, ou seja, palavras que possuem significado ou sentido semelhante, é chamado de sinonímia. A relação entre palavras de significado oposto é chamada de antonímia. São palavras que possuem significados contrários, de forma que um se opõe ao outro. Desta forma, antônimos são palavras que se opõem no seu significado.

(Texto adaptado de: http://www.infoescola.com/portugues/sinonimos-e-antonimos/. Acesso em: 08 jun. 2017).

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas quanto ao reconhecimento de palavras com sentido contrário, promova jogos com os alunos de forma que, a partir de uma palavra ou uma frase, cada aluno possa indicar uma palavra com sentido contrário. Os alunos podem também escrever uma palavra ou frase e em seguida reescrevê-la,realizando trocas de palavras com sentido contrário. Realize também exercícios onde haja correspondência entre sinônimos e antônimos, como exemplo: caça-palavras, palavras cruzadas, relação entre colunas, etc.

Gabarito

Respostas:

Em geral, a história que a criança gosta de ouvir tem fada feia e bruxa boa.

A floresta tem pouco mato e o castelo é pequeno.

Os reis são elegantes e as rainhas são bem vestidas.

Os príncipes são corajosos e as princesas são alegres.