Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
3º ano
Palavras terminadas em à e ÃO, feminino e masculino

Continue a preencher o quadro, registrando as opções corretas para cada palavra. Marque um X na coluna correspondente, identificando se a palavra está no feminino ou masculino. Em seguida, escreva o feminino ou masculino dessa palavra.

Feminino

Masculino

Anã

Anão

Capitão

Aldeã

Irmã

Guardião

Cristã

Órfão

Cidadã

Espião

Vilão

Anfitriã

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem as palavras terminadas em à e ÃO como femininas ou masculinas, preenchendo o quadro de acordo com as opções apresentadas.
Por trás da pergunta
Realizar a leitura e o registro adequado de palavras com marcas de nasalidade (til), bem como identificar palavras femininas ou masculinas, estabelecendo as respectivas correlações.
O que fazer antes

Para ampliar a consciência fonológica, especialmente em relação às palavras escritas com ÃO, proponha alguns jogos e brincadeiras para que os alunos completem frases com palavras terminadas em à e ÃO. Escreva as palavras no quadro e proponha exercícios de comparação, contagem de letras e de sílabas. Em relação ao trabalho com a formação do feminino, de forma geral, a principal regra é a substituição da vogal O pela vogal A, indicando assim sua forma feminina (o menino - a menina). Porém, para a formação do feminino dos substantivos acabados em –ão, podem ocorrer mudanças de -ão para -ã, -ona ou -oa.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho a fim de que os alunos saibam fazer as correspondências entre letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras novas, ampliando o vocabulário. Estimule os alunos a perceberem a escrita de palavras com ÃO. Realize jogos de bingo de figuras e palavras, trabalhando o feminino e masculino, nos quais, ao mesmo tempo em que brincam, os alunos trabalham com hipóteses sobre a escrita e sistematizam os conhecimentos.

Gabarito

Feminino