Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Locução adjetiva; frase

“Não basta ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos: dormir também é fundamental para a saúde do corpo e da mente.”

Com base na frase retirada do texto “Hábitos Saudáveis”, escreva os adjetivos correspondentes às locuções adjetivas indicadas abaixo. Em seguida, forme frases com os adjetivos encontrados.

a) Saúde do corpo – saúde _______________________________________

b) Saúde da mente – saúde _______________________________________

c) Hábitos de saúde – hábitos ______________________________________

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem que duas ou mais palavras juntas atuam como um adjetivo, atribuindo uma característica a um substantivo.
Por trás da pergunta
Reconhecer regularidades ortográficas morfológicas em situações de leitura e análise linguística.
O que fazer antes

É importante esclarecer que: “A locução adjetiva é um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, atuam como um adjetivo, caracterizando um substantivo. As locuções adjetivas são formadas geralmente pela preposição de mais um substantivo: de criança, de pai, de mãe, de morte, de leite, etc. A utilização de locuções adjetivas permite uma maior diversidade de vocabulário e enriquecimento textual.”

(Disponível em: https://www.normaculta.com.br/locucao-adjetiva/. Acesso em: 16 jun. 2017.)

Promova atividades que possibilitem que os alunos percebam as diferenças de uso e as substituições que podem ser feitas.

O que fazer depois

e ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de atividades que apresentem situações diversas em que as locuções adjetivas possam ser utilizadas. Proponha que os alunos trabalhem, estabelecendo relações entre o grupo de palavras (locução adjetiva) e os adjetivos correspondentes e vice-versa.

Gabarito

a) Saúde do corpo – saúde corporal