Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Formação de palavras; número de sílabas

Com as sílabas abaixo, forme: 4 palavras dissílabas, 4 palavras trissílabas e 4 palavras polissílabas e escreva-as no quadro.

BEN – LI – MA – RA – ES – TA – CO – A

LE – PE – ÃO – AN – FI – TRI – CI – GI – O

PE – LU – ÇÃO – MÃO – CAM – RUR – VO – RE

DUAS SÍLABAS
DISSÍLABA

TRÊS SÍLABAS
TRISSÍLABA

QUATRO SÍLABAS
POLISSÍLABA

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos formam palavras com as sílabas dadas e organizam as palavras de acordo com a quantidade de sílabas.
Por trás da pergunta
Identificar e organizar as palavras quanto ao número de sílabas, fazendo uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais ou morfológicas entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro.
O que fazer antes

É importante que as atividades em sala de aula possam oportunizar situações de leitura para que os alunos consigam identificar palavras que apresentam diferentes quantidades de sílabas, fazer a separação de sílabas corretamente e entender que é possível organizar as palavras quanto ao número de sílabas.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de atividades em grupos pequenos. Oriente os alunos a pesquisarem palavras em revistas ou jornais que apresentem diferentes quantidades de sílabas, recortem-nas e colem-nas numa folha, separando-as em 4 colunas, de acordo com a quantidade de sílabas. Depois, peça que os grupos troquem as tarefas entre eles e verifiquem se estão corretas. Faça a sua verificação final e solicite que os alunos justifiquem as respostas.

Gabarito

Sugestão de resposta:

Duas sílabas: benção, limão, ração, mamão.

Três sílabas: campeão, estação, coração, alemão.

Quatro sílabas: cirurgião, operação, anfitrião, revolução.