Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
5º ano
Cálculo de porcentagem

Miriam e Luís estão muito felizes. Eles acabam de pagar uma parcela com a qual completam 75% de uma dívida que contraíram para comprar o apartamento onde moram. As parcelas são pagas mensalmente e restam dois anos e um mês de mensalidades para eles completarem todo o pagamento.

Com base nessas informações, assinale as alternativas corretas.

(     ) O casal já pagou ¾ da dívida que contraíram.

(    ) O valor do apartamento foi financiado em 100 parcelas.

(     ) Quando eles pagarem toda a dívida eles terão pago 100% dela.

(     )  Restam ainda 50% das parcelas.

(     ) Faltam 25 parcelas para serem pagas.

Por que perguntar
Associar as representações de 75% como equivalente a três quartos de um todo.
Por trás da pergunta
Correlacionar valores em porcentagem e frações.
O que fazer antes

Porcentagem é outro conteúdo cujo domínio será de grande valia para o aluno em sua vida cotidiana, inclusive escolar, pois em muitas situações ele encontrará referência a esse conceito.  Nesse momento, ele deve ser introduzido, de modo que os alunos associem 100% a um inteiro, 50% a metade, 25% a ¼ e 75% a ¾. Esses valores fracionários são bastante conhecidos dos alunos e é deles que deve partir a explicação, usando representações gráficas também familiares aos alunos como as pizzas ou barras de chocolate.  Depois de os alunos entenderem essas situações, apresente outras que façam sentido para os alunos.

O que fazer depois

Ao fazer a correção da questão, faça a representação gráfica da situação: quantidade de parcelas já pagas, total de parcelas e total de meses, de modo a ajudar os alunos que não a acertaram a compreender os procedimentos necessários à resolução do problema.

Gabarito

(  x  ) O casal já pagou ¾ da dívida que contraíram.

(  x  ) O valor do apartamento foi financiado em 100 parcelas.

(  x  ) Quando eles pagarem toda a dívida eles terão pago 100% dela.

(      ) Restam ainda 50% das parcelas.

(  x  ) Faltam 25 parcelas para serem pagas.