Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
5º ano
Energia

Leia o texto a seguir.

Olhe ao seu redor, bem aí dentro da sua casa. O que, no seu quarto, na sua cozinha ou na sua sala gasta energia? Computador, geladeira, televisão, ventilador, telefone celular, lâmpadas... Se você sair de casa e for dar uma volta, verá muitos outros exemplos: sinais de trânsito, escadas rolantes, esteiras de fábricas. Todas essas máquinas – e tantas outras presentes no nosso dia a dia – precisam de energia para funcionar, e essa energia precisa vir de algum lugar.

Extraído de Ciência Hoje para crianças. Edição outubro de 2012. Disponível em http://chc.org.br/energia-que-vem-do-sol/. Acesso em 26 de maio de 2017.

Em suas aulas de Ciências, você pôde conhecer um pouco a respeito dos vários tipos de energia que tornam a nossa vida mais fácil. A esse respeito responda:

a) De que maneiras a energia elétrica pode ser produzida?

b) No Brasil, qual é a forma mais comum de se produzir energia elétrica?

c) Por que essa forma é chamada de “energia limpa”?

Por que perguntar
Reconhecer modos como se produz energia elétrica, identificar a energia hidrelétrica como a principal fonte de produção energética no Brasil e justificar porque ela é considerada uma “energia limpa”.
Por trás da pergunta
Estabelecer relações e articulações entre diversas informações acerca da energia hidrelétrica.
O que fazer antes

No 5º ano os alunos precisam mostrar-se capazes de não só identificar informações importantes sobre um assunto, mas estabelecer articulação e relações entre elas, requisito importante para a etapa escolar que se iniciará no ano seguinte. Portanto, mais do que nunca as aulas de Ciências não podem ser apenas uma apresentação sequenciada de informações, que os alunos terão apenas de repetir.

O tema Energia favorece o desenvolvimento dessas habilidades, pois ele implica necessariamente diversos aspectos, como o modo como é produzida, vantagens e desvantagens de cada um desses modos para o ambiente, as tecnologias associas à sua produção, etc.

O ponto de partida do estudo deve ser a necessidade que temos de energia, sem a qual inúmeras atividades que realizamos simplesmente deixariam de poder ser feitas, ou seriam feitas com dificuldade.

A questão proposta exigirá que os alunos articulem três aspectos do tema estudado: diferentes modos de produção de energia elétrica, o principal modo como ela é produzida no Brasil (o que exigirá que eles façam uso dos conhecimentos geográficos que têm sobre a hidrografia do nosso país) e porque a energia elétrica apresenta vantagens ambientais, razão por que é chamada de “energia limpa”.

O que fazer depois

A correção da questão permitirá uma revisão do tema estudado. Procure identificar quais aspectos os alunos ainda têm dificuldade de compreender. Caso os alunos vivam próximos a uma grande barragem, promova um estudo em que os alunos possam compreender os impactos negativos acarretados pela instalação da usina, desde o deslocamento de moradores, impactos para as espécies animais e vegetais, alterações nos cursos do rios, etc.

Gabarito

a) A energia elétrica pode ser produzida de várias formas: por meio de usinas hidrelétricas, termoelétricas, usinas eólicas ou painéis solares por exemplo.

b) No Brasil, as usinas hidrelétricas são as maiores produtoras de energia elétrica.

c) Ela é chamada de energia limpa porque, além de renovável, ela não gera a poluição que a queima de combustíveis fósseis (petróleo e carvão) produz.