Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
4º ano
Seres vivos

“Triste do bicho que o outro engole! ”

Esse é um dito popular bastante conhecido e que pode ser associado a um tema que você estudou: as cadeias alimentares.

a) O que você entendeu do dito popular?

b) Explique a relação que se pode estabelecer entre o ditado popular e as cadeias alimentares.

Por que perguntar
Explicar o que são cadeias alimentares.
Por trás da pergunta
Compreender que as cadeias alimentares expressam hierarquias entre os seres vivos que mantêm uma relação alimentar entre si (produtores x consumidores).
O que fazer antes

Os alunos já dominam duas noções básicas: todo ser vivo necessita de energia e ela é obtida por meio da alimentação. Certifique-se de que todos os alunos de fato dominam esses dois pré-requisitos.

Usando exemplos familiares aos alunos, mostre a relação alimentar de alguns seres vivos, de preferência envolvendo vegetais. Comece com uma cadeia envolvendo 3 seres vivos e vá ampliando para cadeias mais complexas. O apoio de imagens e esquemas podem ajudar no entendimento. Observe o emprego correto das flechas: elas sempre saem do ser comido para aquele que come.

O que fazer depois

Inicie explorando o ditado popular, esclarecendo o sentido dele (o que não deve ter sido entrave para alunos dessa idade). Retome, então, a ideia de cadeia alimentar, reapresentando exemplos já conhecidos e outros não apresentados em classe ainda.

Gabarito

a) O aluno deve expressar compreensão de que “bichos comem outros bichos”, cabendo aos que comem “por último” melhor condição dentro da cadeia.

b) Cadeias alimentares envolvem a relações alimentares entre alguns seres vivos, que em muitos casos podem ser simplificadas na expressão de “bicho que come/engole outro bicho”.