Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
5º ano
Tabelas

Preocupada com o meio ambiente e disposta a ajudar uma entidade que atende idosos, a professora Ana Claudia propôs um desafio a seus alunos. Dividiu a sala em duas equipes, Equipe Alfa e Equipe Delta, e pediu para que trouxessem lacres de latinhas para realizar uma doação para um lar de idosos no final do bimestre. A equipe que trouxesse mais lacres seria a vencedora e ganharia um passeio surpresa.

A professora Ana anotou em uma tabela fixada em um canto do mural da sala a quantidade de lacres totalizadas por cada grupo a cada quinzena.

Veja como ficou a tabela ao final do período

NÚMERO DE LACRES POR EQUIPE – CONTAGEM QUINZENAL
QUINZENA EQUIPE ALFA EQUIPE DELTA

Com base nos dados, responda:

a) Qual foi o número total de lacres reunidos por cada equipe?

b) Quantas quinzenas houve no período da competição?

c) Quantos lacres as duas equipes conseguiram reunir na 2ª quinzena?

d) Em qual quinzena a equipe Alfa reuniu mais lacres?

e) Qual foi a melhor quinzena para a outra equipe?

f) Qual equipe foi a vencedora?

g) Quantos lacres a mais a vencedora reuniu?

h) O resultado teria sido diferente, se a competição tivesse se encerrado na 3ª quinzena?

i) No final, quantos lacres a Profa. Ana Cláudia entregou ao hospital.

Por que perguntar
Ler e interpretar tabelas para obter informações.
Por trás da pergunta
Ler, interpretar e comparar dados, formulando conclusões.
O que fazer antes

Criar atividades que possibilitem aos alunos organizarem dados e informações fazendo uso de tabelas, como horários das atividades da semana, pontuação em jogos, controle das tarefas e dos trabalhos escolares. Eles devem concluir que as tabelas são bons recursos para organizar dados. Depois, mostre como tabelas podem conter muitos dados numéricos, indicando quantidade, ordem, etc.

O que fazer depois

Analise as respostas dos alunos  e verifique se os erros que ocorreram estiveram concentrados em um ou mais itens. Identifique o que pode ter representado dificuldade para eles. Faça a correção de todos os itens das questões, explicando os aspectos em que os alunos tiveram mais dificuldade. Depois, formule novos exercícios semelhantes como lição de casa.

Gabarito

a) A equipe Alfa reuniu 2406 lacres e a Delta 2451.

b) Quatro quinzenas.

c) A equipe Alfa reuniu 672 e a Delta 734, totalizando 1406 lacres.

d) Na 3ª quinzena.

e) A 2ª quinzena, quando reuniu 734 lacres.

f) A equipe Delta.

g) Reuniu 45 lacres a mais.

h) Sim, a equipe Alfa teria ganhado, pois reuniu 1976 lacres contra 1711 da equipe adversária.

i) Um total de 4857 lacres.