Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Situação-problema

Jonas toma ¾ de uma jarra de suco após sua caminhada diária.

a) Quantas jarras de suco ele toma semanalmente após caminhar?

b) Quantas jarras ele beberá se em uma semana ele caminhar apenas 5 dias?

Por que perguntar
Aplicar as propriedades da multiplicação envolvendo fração.
Por trás da pergunta
Compreender que a multiplicação de uma fração por um número natural é calculada pela multiplicação do número natural pelo denominador da fração.
O que fazer antes

Retomar a fundamentação sobre o conceito de número fracionário como parte de um inteiro, conteúdo que os alunos estudam desde o terceiro ano. Uma vez aferida a compreensão e domínio desse conceito, apresentar e explicar como se efetua a multiplicação de frações, propondo um conjunto de atividades que permita verificar se o aluno compreendeu como realizar a operação.

O que fazer depois

Atividades que envolvam materiais em que o aluno possa visualizar quantidades, como copos com medidas de ½ ou ¼ e que ele possa associar a representação numérica com quantidades.

Gabarito

a) Ele beberá 5 jarras e ¼. [ ¾ x 7 dias = 21/4 = 5 jarras e ¼ ]