Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
2º ano
Bilhete; compreensão leitora

Elisa escreveu um bilhete para a professora de sua filha, mas esqueceu de colocar o destinatário, ou seja, o nome da pessoa que irá receber o bilhete. Ajude-a e marque a opção mais adequada para completá-lo.

Boa tarde!

Informo que minha filha Ana não poderá ir a aula essa semana porque está doente. Favor enviar a tarefa para ser feita em casa.

Obrigada,

(   ) Elisa

(   ) Mãe da Ana

(   ) Ana

(   ) Professora Luciana

Por que perguntar
Reconhecem um bilhete pessoal, sua caracterização e estrutura.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero textual bilhete, identificando os principais elementos constitutivos de sua composição: nome do destinatário, fórmula de entrada, mensagem (corpo do texto), fórmula de despedida e remetente.
O que fazer antes

Explique aos alunos que quando não temos a oportunidade de falar pessoalmente com alguém, podemos nos comunicar através de rádio, telefone, computador (via Internet), ou ainda por meio de cartas, bilhetes, telegramas, cartões, e-mail, etc. É importante reforçar que o bilhete pessoal é uma forma simples e breve de comunicação da língua escrita. Os três elementos indispensáveis desse gênero de texto são: o destinatário, a mensagem e o remetente. Porém, para a redação ficar ainda mais completa, é possível acrescentar as fórmulas de entrada e despedida e a data.

Trabalhe o gênero bihete por meio de atividades de leitura, interpretação e produção de texto. Solicite que os alunos reconheçam e marquem (com lápis de cores diferentes, por exemplo) as fórmulas de entrada e despedida, a mensagem e o remetente. O trabalho com livros de literatura infantil em que as personagens trocam bilhetes também é uma ideia interessante.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas quanto à estrutura do bilhete pessoal, retome esse trabalho, solicitando a cada um que elabore diferentes bilhetes (falando sobre uma festa, sobre um evento da escola, combinando um encontro para brincarem ou estudarem juntos etc.). Cada aluno deverá entregar seu bilhete a um colega de classe que lerá o conteúdo, de tal modo de que todos troquem seus bilhetes e possam analisar a estrutura de cada um.

Gabarito

Professora Luciana