Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
2º ano
Unidade de medida de tempo

Gabriel faz uso de um remédio que precisa ser tomado de 8 em 8 horas. A primeira dose ele tomou às 8 horas da manhã.

a) A que horas ele deverá tomar a segunda dose?

b) A cada dia, quantas doses ele tomará?

c) Como ele tomará o remédio durante uma semana, e ele começou a tomar na 4ª feira, quando ele deverá tomar a última dose?

Por que perguntar
Resolução de problema fazendo uso da unidade de tempo hora.
Por trás da pergunta
Reconhecer que um dia é composto de 24 horas.
O que fazer antes

Criar atividades que possibilitem ao aluno compreender o conceito de horas, minutos e segundo, bem como a quantidade de horas que compõem um dia.

O que fazer depois

Por meio de um relógio analógico grande, mostre para os alunos a quantidade de tempo (duração) que ficam na escola. Mostre o horário em que chegam ou em que a aula tem início, o tempo até o recreio, o tempo de outras atividades, e a hora da saída.  Usando a função cronômetro e alarme do celular, marque diferentes intervalos de tempo, para que os alunos comecem a internalizar as noções de quantidade de tempo.  Ao tocar o sinal para o início do recreio, chame atenção para quanto tempo se passou desde que eles chegaram à sala. No retormo, mostre o quanto os ponteiros do relógio se deslocaram. Isso possibilitará que eles comecem a atribuir sentido entre a marcação do horário e a passagem do tempo.

Mostre que uma hora é composta de 24 horas, tempo que pode ser divido em 24 partes iguais (horas), de 2 em 2 horas, de 3 em 3 horas, de 4 em 4 horas, de 6 em 6 horas, de 8 em 8 horas e de 12 em 12 horas.

Gabarito

a) Às 4 horas da tarde (ou 16 horas).

b) Ele tomará 3 doses a cada dia.

c)
Ele encerrará as doses na 3ª feira à meia noite.