Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
5º ano
Resolução do problemas do campo multiplicativo

Na semana do Dia das Mães, a floricultura FLORIDA confeccionará vasos para seus clientes comprarem. A floricultura tem 15 funcionários responsáveis por essa tarefa e deseja entregar 1350 vasos durante a semana.

Foto: Getty Images

a) Considerando que cada funcionário deve produzir a mesma quantidade de vasos, quantos vasos cada um deverá confeccionar?

b) Sabendo que faltam 10 dias para o Dia das Mães, quantos vasos cada funcionário deverá fazer por dia para que todos os vasos possam ser finalizados até a data da comemoração?

Por que perguntar
Reconhecer a ideia contida no problema.
Por trás da pergunta
Realizar cálculo matemático, utilizando a operação da divisão, reconhecendo as propriedades associativas.
O que fazer antes

Proponha situações-problema diversas envolvendo divisão, se possível associada a outras operações. Incentive os alunos a realizarem cálculos mentais e solicite que eles expliquem a forma como fizeram esses cálculos, que tipo de associações, composições ou decomposições realizaram.

O que fazer depois

Realizar uma conversa coletiva das estratégias utilizadas pelos alunos. Observar se o cálculo mental foi utilizado e discuitir com todos essa possibilidade. Lembre-se que podem aparecer diferentes estratégias de cálculo mental. Proponha outras situações-problema como: se fossem 1500 vasos, quantos vasos os funcionários teriam que produzir? ( se fossem 1500 vasos, 15 funcionários teriam que produzir 100 vasos; como são 150 vasos a menos, cada um terá de produzir 90 vasos).

Gabarito

a) 1350/15=90