Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Corpo humano

Algumas doenças decorrem do ataque de vírus ou bactérias em nosso corpo. A varicela, por exemplo, é causada por vírus, enquanto a pneumonia é causada por uma bactéria.

a) Como podemos evitar que algumas doenças nos ataquem?

b) Para que servem as vacinas?

Por que perguntar
Identificar algumas das formas de se evitar o contágio de doenças provocadas por vírus e bactérias.
Por trás da pergunta
Reconhecer bactérias e vírus como microrganismos e que uma parte deles podem causar doenças entre os humanos.
O que fazer antes

Os alunos já devem estar habituados à convivência com doenças causadas por bactérias ou vírus (quem nunca teve uma virose?). Grande parte dessas doenças podem ser evitadas com bons hábitos de higiene e medidas preventivas, como as vacinas. Explique que a vacina é uma forma de fortalecer o nosso organismo contra os ataques dos vírus e bactérias, mas que para serem eficientes precisam ser tomadas em doses e idades certas.

O que fazer depois

Verifique quem tem carteira de vacinação, peça para que cada um consulte esse documento e observe se todas as vacinas de uso regular foram devidamente tomadas (apresente um quadro que sirva de referência). Caso note que um grupo considerável de alunos não conta com a cobertura de alguma, procure verificar no posto de saúde local se haveria modo de atender às crianças e oriente os pais para que vacinem seus filhos.

Gabarito

a) Hábitos de higiene são a primeira condição para evitar a contaminação. Boa alimentação e cuidados com a saúde, tornando o corpo imune aos ataques por meio de vacinas são também muito importantes.

b) As vacinas servem para desenvolver a imunização dos indivíduos aos ataques de certas bactérias (contra meningite e pneumonia, por exemplo) e vírus (como os causadores de gripe, caxumba, sarampo e rubéola).