Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Corpo humano

Leia o seguinte texto:

Pense em quantos objetos você tocou na última hora. Caneta, barra do ônibus, maçaneta, o teclado do computador… as mãos estão em contato direto com locais impregnados de germes. Daí, basta levar os dedos aos olhos ou à boca para que vírus e bactérias ganhem acesso ao corpo. [...] “portanto, precisamos lavar as mãos com regularidade a fim de reduzir a probabilidade de pegar doenças”, recomenda a médica Helena Brígido, da Sociedade Brasileira de Infectologia. Se pia, água e sabonete não estão disponíveis, o álcool em gel é um aliado e tanto.

Fonte: http://saude.abril.com.br/medicina/descubra-como-a-falta-de-higiene-afeta-sua-imunidade/ acesso em 29 mai 2017.

Certos vírus e bactérias podem causar graves doenças, razão pela qual a higiene é fundamental.

a) Como o simples ato de lavar as mãos pode evitar o contágio?

b) Como o álcool gel também age no combate a essas ameaças?

Por que perguntar
Explicar por que lavar as mãos com água e sabão são bons hábitos de higiene.
Por trás da pergunta
Associar hábitos de higiene à saúde.
O que fazer antes

As crianças já escutaram milhares de vezes a recomendação para que lavem as mãos, especialmente antes das refeições. Inclusive na escola, essa é uma recomendação comum. Entretanto, possivelmente nunca tenham tido oportunidade de saber porque lavamos as mãos com água e sabão, o que deve ocorrer na aula de Ciências, que também deve explicar porque é importante, ao tomar banho, lavar cuidadosamente todo o corpo, do mesmo modo que é importante lavar os cabelos e cortar as unhas. Ter consciência de que esses hábitos de higiene são imprescindíveis para a saúde do corpo fará com que as crianças entendam que as recomendações para que façam isso não são apenas uma amolação dos adultos.

Informe os alunos que, na falta de água e sabão, o álcool gel poder servir como um meio de desinfetar as mãos.

O que fazer depois

Após a correção oral de cada item da questão, aproveite para esclarecer que banho longo não é sinônimo de banho “bem tomado”. A limpeza do corpo não é resultado apenas da água escorrendo pelo corpo, mas da remoção do suor e das células mortas por meio do sabonete, operação facilitada com o auxílio de uma bucha (de preferência natural).

Gabarito

a) A água e o sabão, associados a uma série de movimentos de esfregação de toda a superfície das mãos, promovem a eliminação de microrganismos nelas presentes, dificultando a contaminação, especialmente porque o contato delas com objetos compartilhados pode levar ao contágio de outras pessoas.

b) O álcool em gel também possui propriedades antissépticas e desinfetantes, eliminando microrganismos, como bactérias, fungos e vírus.