Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Notícia; compreensão leitora

Leia o texto abaixo e responda às questões.

Casos de dengue no Rio de Janeiro caem 90% em janeiro, diz InfoDengue da FGV

13/02/2017 18h02
Rio de Janeiro
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

O número de casos de dengue registrado em janeiro no estado do Rio de Janeiro atingiu 1.485, revelando queda de cerca de 90% em comparação ao mesmo mês do ano passado (15.471), de acordo com o Sistema InfoDengue, criado em 2015 pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (EMAp-FGV).

Segundo o professor de epidemiologia matemática e coordenador do sistema, Flávio Coelho, como o estado teve uma epidemia significativa em 2016, se for o mesmo vírus que estiver circulando, a maioria das pessoas já pegou dengue e, portanto, a epidemia acaba não sendo muito expressiva. Ele explicou que, em geral, a epidemia vai ser grande quando se troca o vírus.  “Quando ocorre essa troca, geralmente a gente tem um ano intenso [da doença]”.

O Sistema InfoDengue começou a operar oficialmente em 2015, fazendo a análise de notificações da doença referentes à capital fluminense e hoje monitora todo o estado e também o Paraná e o Espírito Santo. O projeto, sem fins lucrativos, é feito por adesão e depende da colaboração das secretarias estaduais e municipais de Saúde para enviar os dados.

No Paraná e no Espírito Santo, os casos também mostraram redução de 20.932, em janeiro de 2016, para cerca de 5 mil em janeiro de 2017; e de 8.551 para 1.166, na mesma comparação, respectivamente.

[…]

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-02/cai-numero-de-casos-de-dengue-no-rio-de-janeiro-segundo-infodengue-da-fgv> Acesso em: 10 abr. 2017.

a) O texto apresentado acima é:

(    ) uma propaganda.

(    ) uma notícia.

(    ) uma fábula.

(    ) uma história.

b)
O texto que você leu apresenta informações sobre um fato ou narra uma história?

c)
Quem escreveu esse texto? Onde foi publicado?

d)
Do que trata o texto?

e)
De acordo com o texto, o número de casos de dengue registrado em janeiro de 2017 no estado do Rio de Janeiro teve uma queda de cerca de 90% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Segundo o Prof. Flávio Coelho, a que se deve essa queda?

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o gênero textual notícia e suas características.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero textual notícia, identificando seu objetivo que é o de informar sobre um fato, um evento ou outra informação relevante, de interesse dos leitores do veículo de comunicação (revista, jornal ou site) em que é publicado.
O que fazer antes

A notícia, por ser a comunicação de um fato, precisa ser verdadeira, importante, breve, interessante e estar atualizada. Ao escrever uma notícia, é fundamental responder a algumas perguntas sobre o ocorrido: o que, quem, quando, onde, como, qual objetivo, etc. A notícia apresenta uma estrutura em que há um título, que é a manchete da notícia, um parágrafo chamado lead, logo abaixo do título, que fornece a principal informação sobre o ocorrido para chamar a atenção do leitor e o corpo da notícia. Em geral, deve ser escrita em 3a pessoa, quando o fato não for presenciado por quem o escreveu.

Ao trabalhar com os textos informativos, sempre que possível, mostre imagens e vídeos a respeito do assunto que está sendo abordado para que os alunos possam construir uma ideia melhor a respeito do tema. Proponha que os alunos pesquisem as palavras com significado desconhecido no dicionário, tragam outras informações e façam um resumo do texto para que estudem o tema com mais profundidade, retirando de cada parágrafo a ideia principal. Promova debates para troca de ideias sobre o tema junto aos colegas de sala.

Para esse trabalho, uma sugestão é selecionar notícias sobre o mesmo assunto, de diferentes fontes, e pedir que os alunos, divididos em grupos, identifiquem as características do gênero em estudo em cada texto e apresentem para toda a turma, de forma que os grupos possam comparar os resultados.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, verifique o que precisa ser retomado em relação à leitura e compreensão do texto pelos alunos. Reforce a necessidade de que, dependendo da situação, é preciso ler várias vezes um mesmo texto, de modo a compreender e assimilar a maior quantidade possível de informação, tendo em vista a ideia principal; as ideias secundárias; os detalhes; as informações apresentadas em diagramas, ilustrações, tabelas, etc. Recomenda-se, ainda, que antes da leitura se faça uma discussão sobre o tema para levantar os conhecimentos prévios existentes. Com base nos conhecimento sobre a produção de textos, uma sugestão é solicitar aos alunos que produzam notícias sobre algum evento realizado na escola ou uma situação vivida por eles.

Gabarito

a) O texto apresentado é uma notícia.

b) O texto apresenta informações sobre um fato.

c) O texto foi escrito por Alana Gandra e publicado no site da Agência Brasil.

d) Sugestão de resposta: A notícia informa sobre a redução de 90% da epidemia da Dengue no Rio de janeiro em 2017, divulgada pelo Sistema InfoDengue.

e) Sugestão de resposta: Segundo o Prof. Flávio Coelho, como o estado do Rio de Janeiro teve uma epidemia significativa em 2016 e, estando o mesmo vírus em circulação, a maioria das pessoas já pegou dengue e, portanto, a epidemia não se torna muito expressiva.