Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
4º ano
Sinais de pontuação; formação de frases.

Imprimir

Para escrever o poema “O CHÃO E O PÃO”, a autora Cecília Meireles se utilizou de palavras terminadas em ÃO. Escolha uma palavra apresentada no quadro abaixo e crie frases com ela, utilizando os diferentes sinais de pontuação indicados.


  PÃO - GRÃO - CHÃO  
 

 

Ponto de interrogação: ________________________________

 

Ponto de exclamação: ________________________________

 

Ponto final: _______________________________________

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem os sinais de pontuação e estabelecem relações com a sua função no texto.
Por trás da pergunta
Reconhecer os sinais de pontuação e a sua utilização adequada nos textos.
O que fazer antes

É importante esclarecer que os sinais de pontuação e os sinais gráficos marcam o ritmo de um texto, através de pausas e entonações e conferem à linguagem escrita uma maior clareza, coesão e coerência. Segundo Fiorin, “a pontuac?a?o e? imprescindi?vel a? li?ngua escrita, pois substitui recursos da linguagem oral, como pausa, melodia, entonac?a?o e, ate? mesmo, sile?ncio. Dentre os sinais de pontuação, destacam-se: a vírgula [,], o ponto e vírgula [;], o ponto final [.], os dois pontos [:], o ponto de interrogação [?], o ponto de exclamação [!], o travessão [—], as reticências [...], os parênteses [( )] e as aspas [“ ”]. Desde que os alunos começam a escrever frases e pequenos textos, já estão utilizando alguns sinais de pontuação. Portanto, sempre que possível, chame a atenção para o uso e função desses sinais.

(Texto adaptado  de: https://www.normaculta.com.br. Acesso em: 30 jun. 2017.)

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de atividades que apresentem situações diversas em que os sinais de pontuação possam ser utilizados. Proponha que os alunos substituam alguns sinais por outros e verifiquem se a entonação ou intenção da comunicação se deu de maneira satisfatória.

Gabarito

Respostas pessoais. Espera-se que os alunos utilizem os sinais de pontuação de forma adequada e coerente com a formação das frases.