Observe os números em destaque e coloque o seu antecessor e seu sucessor:
_____ 1999 _____
_____ 3456_____
_____ 7689 _____
_____ 4323 _____
Matemática
3º ano
Antecessor e Sucessor
Observe os números em destaque e coloque o seu antecessor e seu sucessor:
_____ 1999 _____
_____ 3456_____
_____ 7689 _____
_____ 4323 _____
Para os alunos que já compreenderam o sistema de numeração decimal, a identificação de antecessores e sucessores poderá ser visto como uma operação muito simples, mas o mesmo não ocorrerá com aqueles que ainda não o compreenderam ou o fizeram de maneira ainda parcial.
Apresente situações cotidianas em que apareçam numerações sequenciais, iniciando por dezenas e centenas: porta chaves em estacionamento, armários em academia de ginástica ou vestiário de fábrica, casas em um condomínio, etc. Peça então que um aluno diga um milhar e que outro identifique o antecessor e o sucessor oralmente. Organize brincadeiras em que eles precisam reconhecer rapidamente esses números. Ao identificar os alunos que não fazem esse reconhecimento rapidamente, desenvolva um intervenção específica para esse grupo de alunos.
Os alunos demonstrarão compreensão do sistema de numeração decimal quando forem capazes de identificar, localizar e escrever os números em ordem de qualquer grandeza.
Proponha que os alunos construam tabuleiros para jogos de dados em que a primeira casa comece com 1010 ou outro milhar.
Questões em destaque