Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Antecessor e Sucessor

Observe os números em destaque e coloque o seu antecessor e seu sucessor:

­­­­­­­_____ 1999 _____

_____ 3456_____

_____ 7689 _____

_____ 4323 _____

Por que perguntar
Identificar o antecessor e o sucessor de números naturais.
Por trás da pergunta
Compreender os princípios que determinam o antecessor e o sucessor de milhar.
O que fazer antes

Para os alunos que já compreenderam o sistema de numeração decimal, a identificação de antecessores e sucessores poderá ser visto como uma operação muito simples, mas o mesmo não ocorrerá com aqueles que ainda não o compreenderam  ou o fizeram de maneira ainda parcial.

Apresente situações cotidianas em que apareçam numerações sequenciais, iniciando por dezenas e centenas: porta chaves em estacionamento, armários em academia de ginástica ou vestiário de fábrica, casas em um condomínio, etc. Peça então que um aluno diga um milhar e que outro identifique o antecessor e o sucessor oralmente. Organize brincadeiras em que eles precisam reconhecer rapidamente esses números. Ao identificar os alunos que não fazem esse reconhecimento rapidamente, desenvolva um intervenção específica para esse grupo de alunos.

Os alunos demonstrarão compreensão do sistema de numeração decimal quando forem capazes de identificar, localizar e escrever os números em ordem de qualquer grandeza.

O que fazer depois

Proponha que os alunos construam tabuleiros para jogos de dados em que a primeira casa comece com 1010 ou outro milhar.

Gabarito

1998   1999   2000