Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Cálculo matemático

A festa de aniversário de Lucas terá como tema O Vale dos Dinossauros. Ele pediu que no lugar do bolo fosse oferecido aos convidados cupcakes  (bolinhos), cada um com dinossauro, para distribuir aos seus amigos, todos colegas da escola.

Para a festa foram convidados 18 amigos e os organizadores da festa estimam que cada convidado pode comer ou levar até 5 brinquedos.

a)
Quantos bolinhos será preciso fazer para que todos os amigos saiam com 5 brinquedos?

b)
Se apenas a metade dos convidados gostarem de doces e dos brinquedos levando ou comendo 5 unidades cada um, quantos cupcakes restarão ao final da festa?

c)
Com essa sobra, quantos vizinhos de Lucas poderão ganhar 3 cupcakes cada um?

Por que perguntar
Efetuar multiplicação e divisão.
Por trás da pergunta
Realizar cálculo matemático utilizando as operações da multiplicação e divisão aplicando a propriedade associativa, bem como fazendo estimativas.
O que fazer antes

Os jogos ajudam a aprimorar a capacidade de cálculo. Ao fazer cálculos, os alunos podem perceber que há caminhos diversos na resolução de um mesmo problema. É importante avaliar o que a turma já sabe e aproveitar esse conhecimento para a realização dos exercícios escritos, estabelecendo relações com as situações da vida prática, como pesquisa de preços, cálculos com o sistema monetário, resolução de problemas, etc.

O que fazer depois

Se necessário, retome as ideias de multiplicação e proponha exercícios diversos com situações de multiplicação e divisão, se possível envolvendo, em alguns, também adição e subtração. Incentive os alunos a realizarem cálculos mentais e solicite que eles expliquem o modo como fizeram os cálculos, que tipo de associações, composições ou decomposições fizeram.

Gabarito

a) Será preciso produzir 90 cupcakes (18 x 5 = 90).

b) Sobrarão 45 cupcakes ( 9 x 5 = 45 ou 90/2).

c) 15 vizinhos ( 45/3 = 15).