Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
5º ano
Energia

Leia o texto a seguir.

Olhe ao seu redor, bem aí dentro da sua casa. O que, no seu quarto, na sua cozinha ou na sua sala gasta energia? Computador, geladeira, televisão, ventilador, telefone celular, lâmpadas... Se você sair de casa e for dar uma volta, verá muitos outros exemplos: sinais de trânsito, escadas rolantes, esteiras de fábricas. Todas essas máquinas – e tantas outras presentes no nosso dia a dia – precisam de energia para funcionar, e essa energia precisa vir de algum lugar.

Extraído de Ciência Hoje para crianças. Edição outubro de 2012. Disponível em http://chc.org.br/energia-que-vem-do-sol/. Acesso em 26 de maio de 2017.

Nossa vida parece ser impossível sem energia elétrica. Mas nem sempre ela existiu. Na verdade, seu uso é relativamente recente.

a) Quais foram as primeiras formas de energia que os seres humanos utilizaram?

b) O que distingue as energias renováveis das não renováveis? Cite dois exemplos de cada uma.

Por que perguntar
Identificar as primeiras formas de energia utilizadas pelos seres humanos.
Por trás da pergunta
Compreender que os seres humanos, ao longo do tempo, encontraram diferentes modos de obter energia para facilitar ou assegurar a sua sobrevivência.
O que fazer antes

Os alunos em geral apreciam narrativas que contem como era a vida dos seres humanos no passado.

Inicie contando que durante muito, muito tempo, os seres humanos só possuíam a força dos seus próprios músculos para deslocar ou movimentar algo. Quando os primeiros animais de grande porte, como bois, foram domesticados, eles também passaram a servir para transportar cargas pesadas.

Conte para eles, depois, que foi observando a natureza que alguns indivíduos concluíram que os deslocamentos de uma embarcação, movida pela força das remadas, poderiam ser mais rápidos se nela fosse colocada uma vela que aproveitasse a força do vento. Mostre, por meio de fotos de pinturas egípcias antigas, que há milhares de anos eles aprenderam a fazer isso. Um bom exemplo pode ser encontrado em https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Maler_der_Grabkammer_des_Menna_013.jpg.

Informe-os que os chineses, há mais de 4 mil anos, inventaram rodas movidas pela força da água (conduzida por uma canaleta, ela caía em uma espécie de “degraus”, que assim iam movimentando a roda). Esse foi, provavelmente, o primeiro mecanismo criado para transformar a energia hidráulica em mecânica.

Do mesmo modo, há mais de mil anos povos asiáticos fazem uso de moinhos de vento para moer grãos (e com a farinha produzida fazer pães). Eles foram criando e recriando uma estrutura com pás, capaz de mover uma pesada pedra, chamada mó, colocada sobre outra pedra, onde se coloca os grãos. A compressão da pedra girando sobre a outra triturava os grãos e, assim, se obtinha a farinha (veja uma imagem ilustrativa em https://sites.google.com/site/cemallagos/francisco-castelo/a-mo). Esclareça que antes disso, os moinhos de vento serviam para levar água por meio de canais, para irrigar os campos cultivados.

Ainda hoje, continuamos observando a natureza e o mesmo princípio do moinho serviu de base para a construção de aerogeradores, por meio dos quais se consegue gerar energia elétrica. E como ela não gera poluição, é considerada energia limpa.

O que fazer depois

Proponha uma oficina em que os alunos possam produzir mini-rodas d’água usando pazinhas de sorvete ou colherinhas de plástico (presas em uma massa plástica), cata-ventos ou moinhos de vento, ou seja, objetos por meio dos quais eles possam observar a força da água ou do vento.

Gabarito

a) Depois de utilizar a energia produzida por eles próprios, por meio da força dos seus músculos, e pelos animais, os seres humanos aprenderam a fazer uso da energia produzida pelos ventos e pela água.

b) Energia renovável é toda aquela que é gerada por fontes que não se esgotam após a sua utilização para a produção dessa energia. Ex: energia elétrica e eólica. Energia não renováveis são aquelas que esgotam os recursos que a produzem. Ex: combustível fóssil (petróleo) e carvão.