Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Fração

Bento irá até a fazenda, que fica a 280 km da sua residência. Metade do caminho ele fará por uma rodovia expressa. Do restante do caminho, metade é por uma estrada simples, asfaltada e outra metade e por estrada de terra.

Com base nesses dados, complete:

Ele percorrerá __________km em estrada expressa, _________ km em estrada simples e mais ______ km em estrada de terra. Portanto, a fração do caminho em estrada de terra corresponde a ______ do total.

Por que perguntar
Situação problema envolvendo medida de comprimento e cálculo de frações.
Por trás da pergunta
Reconhecer parte de um todo em medidas de tempo.
O que fazer antes

Apresente aos alunos situações problemas envolvendo a medida quilômetro e que exijam o emprego de diferentes operações para sua resolução: adição (ex: soma da distância de dois trechos de percurso), subtração (ex: quanto falta percorrer para chegar ao destino situado a x km depois de se ter percorrido a distância y), multiplicação (ex: quanto terá percorrido um ônibus que faz um trajeto de 17 km depois de 6 viagens completas) e divisão(quantas paradas fará um motorista se ele tem de percorrer 520 km e quer parar a cada 200 km).

O que fazer depois

Leia oralmente a questão para os alunos, solicitando que eles expliquem qual era o raciocínio necessário para se responder corretamente. Ressalte que uma metade pode ser redividida em duas partes, sendo que cada uma representará ¼ do todo (faça a representação gráfica dessa divisão).

Gabarito

Ele percorrerá 140 km em estrada expressa, 70 em estrada simples e 70 em estrada de terra. Portanto, a fração do caminho em estrada de terra corresponde a ¼ do total.