Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Adivinhação; compreensão leitora

Observe as palavras em destaque, leia as adivinhações e responda.

FACA – FIM – FOGO

a) O que é, o que é: acaba tudo com três letras?

b) O que é, o que é: quanto mais come, mais magra fica?

c) O que é, o que é: é vermelho e deixa um rastro sujo?

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos leem as adivinhações e descobrem as respectivas respostas.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero textual adivinhação, realizando a leitura de textos familiares e curtos, estabelecendo relações com vivências e conhecimentos prévios.
O que fazer antes

As cantigas de roda, as parlendas e as adivinhações apresentam-se como recurso para a leitura “lúdica” e para a introdução da criança no mundo da leitura. As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. Os jogos de adivinhação ajudam a estimular a percepção das crianças, a associar ideias e palavras, a aumentar o vocabulário, etc. Uma sugestão é utilizar imagens para os alunos encontrarem as respostas; outra ideia é utilizar o quadro para fazer desenhos na medida em for apresentando as adivinhações.

O que fazer depois

É importante retomar o trabalho, fazendo a leitura das adivinhações com os alunos e solicitando que respondam com o apoio de figuras ou desenhos. Outra ideia é propor a substituição da imagem pela palavra, registrando as respostas com o apoio do alfabeto móvel. A proposta de desafios entre os grupos da sala de aula tornam as atividades mais dinâmicas.

Gabarito

a) Fim