Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
4º ano
Água/Solo

Imprimir

As atividades agrícolas são muito importantes em todas as regiões do Brasil. Em razão das características geográficas de nosso país, em todas elas há uma estação do ano marcada por intensas chuvas.

Elabore um texto em que você explique como as fortes chuvas podem favorecer a ocorrência de erosão e como ela é prejudicial para a agricultura.

Por que perguntar
Associar o processo erosivo à ação da água.
Por trás da pergunta
Compreender a erosão como um dos fenômenos que pode ter causa natural mas que também pode decorrer da ação dos seres humanos no ambiente/ paisagem.
O que fazer antes

As aulas de Ciências devem, antes de mais nada, contribuir para que os alunos entendam os fenômenos naturais e os fatos do cotidiano. No Brasil, especialmente nos períodos mais intensos de chuva, são muito comuns notícias dando conta do desmoronamento de barrancos em encostas próximas de estradas ou nas encostas de morros em áreas urbanas, especialmente onde há ocupação irregular com construção de moradias. O solo encharcado fica pesado e naturalmente se desloca para baixo. Quando ele não encontra barreiras, o deslocamento pode fazer com que, junto com o solo caiam também as construções presentes no terreno.

Explique, então, com auxílio de fotos, como a ação da água das chuvas nas áreas urbanas, bem como em terrenos desprotegidos, sem vegetação, sobretudo em áreas com declive, podem causar a erosão do solo, ou seja, partículas de terra são descompactadas pela força das gotas da chuva, e sendo depois carregadas pela enxurrada. No caso de áreas agrícolas, a erosão pode afetar mesmo áreas cobertas por plantações, se durante o plantio não se tiver levado em conta a ação natural da enxurrada (nas aulas de Geografia os alunos devem ter aprendido que a água sempre corre de um local mais alto (altitude mais elevada) para outro mais baixo (com menor elevação). Daí a importância da cobertura vegetal de áreas com terreno mais frágil (sobretudo nos arenosos) e da construção de curvas de nível corretamente projetas para evitar a erosão. 

Se fizer parte da realidade dos alunos, pergunte se eles já percorreram estradas de terra em que havia muitos buracos e reentrâncias na pista, provocadas pelas águas da chuva. Esclareça que situações como essa mostram como a água carrega partículas da superfície do solo; quando a quantidade de água é grande e a força da enxurrada maior, maior quantidade de solo é removido e levado para um ponto mais baixo, onde fica depositado.

Associe essa explicação à outra, de Geografia, que os alunos já devem ter tido, acerca da permanente transformação da superfície do nosso planeta.

O que fazer depois

Peça para que alguns alunos que tenham produzido um bom texto leiam para os colegas sua resposta. Comente aspectos da organização e clareza que merecem elogios.

Gabarito

Em sua resposta os alunos devem explicar que a água da chuva, quando cai sobre o solo descoberto de vegetação, desagrega as partículas desse mesmo solo, criando espécies de canais ou valas, por onde a enxurrada escorre com força, levando a camada mais fértil da terra. Com isso, plantações podem ser prejudicadas ou mesmo destruídas.