Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
2º ano
Corpo humano

Leia o texto a seguir.

A torradeira apitou, avisando que o pão já estava pronto. O cheirinho indicava que ele estava tostadinho, no ponto para receber uma porção de manteiga. Ao pegar as fatias, as pontas dos dedos sentiram que elas estavam mesmo quentes.

Na pia, a água em ponto de fervura era colocada cuidadosamente no filtro, onde havia uma porção de café moído. O cheiro tomou conta de toda a cozinha.

Na caneca, então, uma mistura que nunca enjoa: café com leite. No pratinho, uma dupla maravilhosa: pão com manteiga. Quem pode resistir a esse sabor percebido desde a primeira mordida?

A descrição da cena parece com o seu cotidiano no café da manhã?

Pela descrição, pode-se perceber o uso dos órgãos dos sentidos? Justifique sua resposta.

Por que perguntar
Identificar os órgãos dos sentidos e as percepções que nos proporcionam da realidade.
Por trás da pergunta
Associar a visão com o olho, o paladar com a língua, a audição com a orelha, o olfato com o nariz e o tato com a pele.
O que fazer antes

Os órgãos dos sentidos é um conteúdo que possivelmente os alunos já tenham estudado em anos anteriores, uma vez que na Educação Infantil há muitas atividades de percepção sensorial. Nesse momento, a retomada do assunto permitirá que eles formalizem alguns conceitos, tais como órgãos dos sentidos, olfato, visão, paladar, tato e audição. É importante que os alunos tomem consciência de como esses sentidos são essenciais à nossa vida cotidiana, sem os quais possivelmente a nossa sobrevivência seria impossível. Por outro lado, pessoas que não têm visão e/ou audição como fontes de percepção da realidade desenvolvem ainda mais as que possuem, permitindo que tenham uma vida regular.

O que fazer depois

Explore com os alunos a questão da acessibilidade para cegos e surdos: o desenvolvimento da linguagem em libras, sinalização no piso para guiar cegos, sonorização dos semáforos para travessia de pessoas com limitação de visão, etc.

Gabarito

Possivelmente os alunos se reconhecerão no descritivo, mas mesmo que não se reconheçam, devem ser capazes de identificar que os aromas são percebidos pelo olfato, que o sabor é percebido pelo paladar, que os sons são apreendidos pelas orelhas, que a visão é que possibilita a visualização e que pelo tato percebemos as temperaturas (quente e frio).