Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Escrita de palavras; grau diminutivo

Você já deve saber que podemos escrever as palavras no grau diminutivo, usando as terminações -inha ou –inho.

a) De que modo você escreveria os nomes de objetos e animais a seguir para indicar que eles são bem pequenos?

• Macaco____________________________________________

• Pássaro____________________________________________

• Pato_______________________________________________

• Cachorro___________________________________________

• Vaso_______________________________________________

• Livro_______________________________________________

• Tesoura____________________________________________

• Escova_____________________________________________

b) Também usamos o diminutivo para demonstrar carinho. Em relação às palavras abaixo, como ficariam?

• Irmã________________________________________________

• Filho________________________________________________

• Nenen______________________________________________

• Vera________________________________________________

• Carlos_______________________________________________

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o grau diminutivo das palavras.
Por trás da pergunta
Reconhecer que as palavras na forma diminutiva podem indicar tamanho pequeno e, em algumas situações, criar efeitos de sentido (como expressão de carinho ou crítica).
O que fazer antes

A finalidade é que a criança amplie o seu repertório de palavras. A ideia é sistematizar um trabalho que provavelmente já foi iniciado em turmas anteriores. Em relação ao diminutivo, se refere ao grau que diminui ou atenua as proporções normais do substantivo: gato pequeno, saleta. O grau diminutivo se indica por um adjetivo apropriado (pequeno pé, anel minúsculo), ou por meio de sufixos especiais (inho, zinho, zito, ote, ulo etc.). Proponha situações nas quais os alunos também possam perceber o efeito de sentido do uso do diminutivo em expressões de carinho, em usos como “paizinho”, “Aninha”, “Ricardinho”, etc.). Oportunize o uso de letras móveis, cartelas ou jogos que possibilitem as mais diversas atividades de cópia, de leitura e de análise da escrita.

O que fazer depois

Reforce o trabalho com os alunos, explorando diferentes situações nas quais os alunos poderão perceber em que grau os substantivos se encontram, estabelecendo comparações entre os tamanhos normais, pequenos e grandes, bem como os efeitos de sentido criados, como expressões de carinho ou de crítica.

Gabarito

a) Macaquinho, Passarinho, Patinho, Cachorrinho, Vasinho, Livrinho, Tesourinha, Escovinha.

b) Irmãzinha, Filhinho, Nenenzinho, Verinha, Carlinhos.