Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
5º ano
Corpo humano

Leia o texto a seguir

Suas mãos já ficaram molhadas ao falar em público? Ou então quando você está em um lugar muito alto, com medo de cair? Mesmo sem mudar a temperatura do ambiente, nossas emoções podem provocar o aumento de transpiração. Esses sintomas são respostas do cérebro para deixar o corpo preparado para uma situação de alerta, deixando-nos prontos para fugir ou lutar. E quando este sistema de fuga torna-se ativo, você começa a suar.

Disponível em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/06/06/clique-ciencia-por-que-as-maos-ficam-suadas-quando-estamos-nervosos.html  Acesso em 27 mai 2017.

Em situações de risco ou medo, suamos. Mas não são apenas nesses casos que produzimos suor.

Explique o que leva o nosso corpo a produzir o suor.

Por que perguntar
Explicar a função do suor.
Por trás da pergunta
Associar a produção do suor ao mecanismo natural do corpo para manter a temperatura interna.
O que fazer antes

Na adolescência, entre as muitas alterações que ocorrem no corpo de meninos e meninas está a maior produção de hormônio testosterona (produzido em maior quantidade pelos meninos), que estimula a produção de suor. Ele, associado a bactérias e fungos presentes no corpo, fazem com que o suor venha acompanhado de mau cheiro, que pode causar muito constrangimento. Por isso, é importante esclarecer aos alunos dessa idade a causa desse fenômeno e informar que, salvo casos mais graves, que recomendaria a ida a um médico, o melhor modo de combater esses odores é por meio de higiene pessoal: banhos com sabonete e uso de desodorante. Também deve-se evitar o uso de camisetas (ou roupas) com tecidos sintéticos, que dificultam a evaporação da transpiração. Esclareça que todo mundo transpira quando a temperatura interna do corpo se eleva. O suor é a eliminação de água (junto com alguns sais minerais), que, ao evaporar ajuda no resfriamento do corpo. No caso dos adolescentes, o metabolismo se altera, elevando a temperatura corporal, favorecendo a produção do suor.

O que fazer depois

Aproveite o assunto do texto de introdução da questão para conversar com a turma sobre timidez e o nervoso de falar em público, de ficar mais exposto às pessoas, o que é motivo de grande desconforto para a maior parte dos adolescentes e pré-adolescentes. Explique que essa vergonha é fruto, quase sempre, da nossa insegurança, do receio de “pagar mico”, de fazer algo que seja motivo de crítica ou de ‘vexame”. Esclareça que é natural que surjam esses sentimentos nessa idade, quando nos preocupamos muito com o que os outros acham de nós (o que é menos comum nas crianças, geralmente muito mais espontâneas). Mas que só quando enfrentamos esses medos é que podemos superá-los. Timidez não combatida só gerará mais timidez. Pondere que todos na classe se conhecem e, por isso, o melhor lugar para começar a falar em público é entre os colegas. Isso ajudará quando for preciso falar com pessoas que não conhecemos (ou conhecemos pouco). De outra parte, durante as aulas, seja intolerante com qualquer manifestação de censura ou gozação entre os colegas que alimente a vergonha em se expor por parte dos alunos.

Gabarito

Nosso corpo possui glândulas cuja função é ajudar a regular a temperatura interna do nosso corpo, o que é feito por meio do suor. Quando realizamos atividades físicas mais intensas ou estamos em ambientes quentes, a temperatura do corpo se eleva. O suor auxilia no reequilíbrio da temperatura normal. Ao suar, nosso corpo libera líquido (água e sais minerais) que, ao evaporar, ajudar a resfriar o corpo.