Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
2º ano
Palavras com R e RR (intervocálicos), trava-língua

Leia o trava-língua abaixo. Depois, escreva as palavras que apresentam a letra R e RR, separando-as nas respectivas colunas. Em seguida, registre quantas vezes cada palavra aparece no texto.

DEBAIXO DA CAMA TEM UMA JARRA.

NA JARRA TEM UMA ARANHA.

TANTO A ARANHA ARRANHA A JARRA,

COMO A JARRA ARRANHA A ARANHA.

PALAVRAS COM R PALAVRAS COM RR
Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos identificam as palavras que apresentam a letra R e as palavras com RR.
Por trás da pergunta
Identificar as palavras que apresentam R e RR (intervocálicos), conhecendo e fazendo uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro.
O que fazer antes

Os trava-línguas se caracterizam como desafios que consistem em dizer, com rapidez e de maneira correta, versos ou frases com muitas sílabas difíceis de pronunciar. São chamados assim devido à dificuldade que proporcionam a quem tenta pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua".

(Texto adaptado de: http://www.soportugues.com.br/secoes/trava. Acesso em: 31 maio 2017).

É importante que as atividades em sala de aula possam oportunizar situações de leitura de pequenos textos ou de trava-línguas para que os alunos consigam identificar palavras com diferentes dificuldades ortográficas, bem como classificá-las de acordo com os grupos de letras e respectivos valores sonoros. É importante verificar se todos percebem qual o som que se repete nas palavras. Como o aspecto sonoro se destaca fortemente, o levantamento pode ser feito mesmo antes de se trabalhar a compreensão do texto.

O que fazer depois

Retome o trabalho por meio de atividades em grupos pequenos. Oriente os alunos a pesquisarem palavras em revistas ou em jornais que apresentem as letras R e RR, recortem-nas e colem-nas numa folha, separando-as em 2 grupos, de acordo com o apresentado na questão. Depois, peça que os grupos troquem as tarefas entre eles e verifiquem se estão corretas. Faça a sua verificação final e  solicite que os alunos justifiquem as respostas.

Gabarito

Palavras com R: aranha (3 vezes)

Palavra com RR: jarra (4 vezes), arranha (2 vezes)