Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
3º ano
Letra de música; palavras primitivas e derivadas

Você a conhece a música abaixo? Leia a letra dessa música e faça o que se pede.

Meu limão, meu limoeiro,

meu pé de jacarandá.

Uma vez, tindolelê,

outra vez, tindolalá...

Composição de José Carlos Burle

a) Procure no texto acima uma palavra primitiva (que dá origem a outra palavra) e seu respectivo derivado (formado com base em uma palavra) e escreva-os abaixo.

__________________________________________________________________

b) Ligue o substantivo primitivo ao seu respectivo substantivo derivado.

Pão

Território

carne

Folhagem

laranja

padeiro

folha

carnívoro

terra

laranjeira

c) Escreva dois substantivos derivados para cada substantivo primitivo.

Chuva: ____________________________

Dente: _____________________________

Pedra: _____________________________

Mar:_______________________________

_______________________________

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos leem pequenos textos e identificam as palavras primitivas e derivadas e, além disso, se escrevem tais palavras, fazendo uso da grafia convencional.
Por trás da pergunta
Reconhecer que há palavras que dão origem a outras palavras e palavras que se originam de outras.
O que fazer antes

É importante que as atividades em sala de aula possam gerar oportunidades de leitura para que os alunos consigam perceber que há palavras que dão origem a outras palavras, da mesma forma que há palavras que são formadas com base em outras palavras, mediante o acréscimo de letras ou sílabas. São chamados de substantivos primitivos e derivados.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de atividades variadas, como jogos ou trabalhos em grupos. Oriente os alunos a pesquisarem pequenos textos em revistas ou jornais que apresentem palavras que dão origem ou são formadas por outras palavras para serem recortadas e organizadas de acordo com as características apresentadas. Solicite que os grupos apresentem os resultados e verifiquem se estão corretos.

Gabarito

a) Limão e limoeiro

b) pão/padeiro; carne/carnívoro; laranja/laranjeira; folha/folhagem; terra/território

c) Sugestão de resposta.
Chuva: chuveiro, chuvarada; dente: dentista, dentadura; pedra: pedreiro, pedraria; mar: marinheiro, marítimo.