Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
4º ano
Palavras com LH ou LI; formação de frases

Como se escreve? Marque um X na opção correta em relação à escrita das palavras. Em seguida, escreva uma frase para cada palavra que você assinalou.

a)
Mobília ( ) ou mobilha (     )?

_____________________________________________________________

b) Família ( ) ou familha (     )?

_____________________________________________________________

c) Brasilha ( ) ou Brasília (     )?

_____________________________________________________________

d) Utensilho ( ) ou utensílio (     )?

_____________________________________________________________

e) Auxílio ( ) ou auxilho ( )?

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem a diferença de uso entre as palavras escritas com LH ou LI, formando frases.
Por trás da pergunta
Conhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, empregando-as na formação de frases.
O que fazer antes

É importante destacar as diferenças de uso entre as palavras escritas com LH e LI. A utilização incorreta desses grupos de letras é devido à proximidade da pronúncia do dígrafo lh e da sílaba li. Como sugestão, proponha alguns jogos e brincadeiras para que os alunos completem frases com palavras que apresentem LH ou LI e, se possível, com apoio de imagens.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho a fim de que os alunos saibam fazer as correspondências entre letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras novas, ampliando o vocabulário. Estimule os alunos a perceberem a escrita de palavras com LH ou LI. Realize jogos de bingo em que os alunos trabalhem com hipóteses sobre a escrita, sistematizando os conhecimentos.

Gabarito

a) Mobília

b) Família

c) Brasília

d) Utensílio

e) Auxílio

Espera-se que os alunos construam frases, utilizando as palavras com sentido apropriado, observando a letra maiúscula no início da frase e a pontuação final adequada.