Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
3º ano
Seres vivos

Você aprendeu vários aspectos acerca dos animais. Pôde identificar semelhanças e diferenças entre eles.

Associe as colunas corretamente

1. Mamíferos

2. Répteis

3. Aves

4. Insetos

(    ) Possuem 1 par de pernas.

(    ) Possuem 2 pares de pernas.

(    ) Possuem 3 pares de pernas

(    ) Nem todos possuem pernas.

(    ) São invertebrados.

(    ) Podem viver parte do tempo na água e parte na terra.

(    ) Não há nenhuma espécie que voa.

(    ) Os bebês alimentam-se do leite produzido pela mãe.

Por que perguntar
Comparar algumas características entre as classes de animais.
Por trás da pergunta
Construir uma visão geral acerca das classes dos animais a partir dos seus atributos característicos.
O que fazer antes

Após concluir a apresentação de cada uma das classes (ou grupos) de animais, promova algumas atividades, ainda que orais, em que os alunos tenham que compará-las. Por exemplo: mamíferos têm quatro patas, enquanto as aves sempre têm duas; há répteis que vivem na água, assim como os peixes. Sapos, pererecas e rãs são muito diferentes dos mamíferos, mas têm quatro pés como eles.

O que fazer depois

Uma visita a um parque onde haja diversas espécies de animais ou ao zoológico pode ser uma ótima atividade de encerramento dos estudos sobre os animais. A visita, previamente agendada, deve motivar a produção de um relatório, em que os alunos poderão fazer uso de conhecimentos de Língua e de Matemática que já tenham. Ali, devem observar e registrar aspectos estudados durante as aulas e outros que ainda não conheciam (tipo de cobertura do corpo, tamanho físico, se vivem em grupos ou isolados, etc). A visita poderá ser mais interessante se puder contar com a monitoria de um técnico (biólogo, veterinário, zootecnista, etc).

Gabarito

(  3  ) Possuem 1 par de pernas.

(  1  ) Possuem 2 pares de pernas.

(  4  )  Possuem 3 pares de pernas.

(  2  )  Nem todos possuem pernas.

(  4  ) São invertebrados.

(  2  ) Podem viver parte do tempo na água e parte na terra. [considerar 4 correto, se o aluno mencionar insetos, como mosquito Aedes. Mas não será provável essa associação].

(  2  )  Não tem nenhuma espécie que voa.

(  1  ) Os bebês alimentam-se do leite produzido pela mãe.