Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
4º ano
Situação-problema

É muito importante prestar atenção nos prazos de validade de medicamentos guardados em casa antes de tomá-los. Vamos calcular quanto tempo falta, em meses, para os seguintes medicamentos perderem a validade?

Xarope
Semtoss

Fev 2017

Dez 2018

Anti-térmico
Febrenão

Jul 2016

Dez 2017

Analgésico
Tirador

Maio de 2016

Maio de 2018

O xarope tem ainda ______ meses de validade, o antitérmico ______ meses e o analgésico ________meses.

Por que perguntar
Calcular distância temporal em meses entre o presente e uma data futura.
Por trás da pergunta
Associar o prazo de vencimento de medicação a uma distância temporal.
O que fazer antes

Reapresentar as noções básicas sobre o calendário: o ano é constituído de 12 meses, ao término dos quais se começa um novo ano. Embora o Ano Novo comece em 1º de janeiro, qualquer dia do ano pode marcar o encerramento de um período de 12 meses e o início de outro. Tome uma data presente e explique que os 12 meses anteriores compreenderam um período de um ano e que daqui a 12 meses se terá completado outro ano. Fazendo uso de dados de embalagens de produtos comestíveis, explique para os alunos como neles sempre há a indicação da data de fabricação e o período de validade, ou seja, o período em que o consumo do produto deve ser feito. Reapresentar os princípios da subtração e sua utilidade em situações cotidianas, e ampliar a aplicação desses princípios em subtração com milhar.

O que fazer depois

Criar atividades que envolvam projeções futuras, para que os alunos possam perceber a passagem do tempo de eventos que passaram e que estão por vir, fazendo uso de cálculos matemáticos como a subtração e adição.

Gabarito

A resposta dependerá do mês em que a questão será respondida. Deve-se contar quantos meses faltam desde o mês atual até a data de validade marcada.