Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Fábula; compreensão leitora

Leia o texto abaixo e responda às questões.

O PASTORZINHO MENTIROSO
Esopo

Era uma vez um Pastorzinho que costumava levar o seu rebanho de ovelhas para a serra a pastar.

Como estava sozinho durante todo o dia, aborrecia-se muito. Então, pensou numa maneira de ter companhia e de se divertir um pouco. Voltou-se na direção da aldeia e gritou:

- Lobo! Lobo!

Os camponeses correram em seu auxílio. Não gostaram da graça, mas alguns deles acabaram por ficar junto do Pastor por algum tempo. O rapaz ficou tão contente que repetiu várias vezes a façanha.

Alguns dias depois, um Lobo saiu da floresta e atacou o rebanho. O rapaz pediu ajuda, gritando ainda mais alto do que costumava fazer:

- Lobo! Lobo!

Como os camponeses já tinham sido enganados várias vezes, pensaram que era mais uma brincadeira e não o foram ajudar. O Lobo pode encher a barriga à vontade porque ninguém o impediu.

Quando regressou à aldeia, o rapaz queixou-se amargamente, mas o homem mais velho e sábio da aldeia respondeu-lhe:

- Na boca do mentiroso, o certo é duvidoso.

Disponível em: http://www.fabulasecontos.com/o-pastor-mentiroso/. Acesso em: 10 jul.2017.

a) Esse texto é uma fábula. Qual é o seu propósito: convencer, informar ou transmitir um ensinamento?

_________________________________________________

b) Para ter companhia, enquanto as ovelhas pastavam, o que o pastorzinho costumava fazer?

_________________________________________________

c) Quando o rapaz gritou por ajuda de verdade aos camponeses, o que aconteceu?

_________________________________________________

d) Quais foram as consequências da atitude do rapaz para ele próprio?

_________________________________________________

e) Qual frase melhor representa o principal ensinamento da história?

(    ) Mentir é divertido.

(    ) Os animais devem ser bem tratados.

(    ) Sempre devemos dizer a verdade.

(    ) A união faz a força.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o gênero textual fábula, sua função sociocomunicativa e suas características.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero textual fábula, identificando seu objetivo que é o de criticar determinados valores da sociedade e transmitir ensinamentos. Além disso, é importante reconhecer as principais características do gênero em estudo e identificar informações
O que fazer antes

A utilização das fábulas, como recurso didático, é um instrumento valioso para a formação de atitudes e valores nas crianças, bem como a valorização da construção e reconstrução de conhecimentos, de maneira significativa e prazerosa. NELLY COELHO (2000, p.165) caracteriza a fábula como “narrativa (de natureza simbo?lica) de uma situac?a?o vivida por animais que alude a uma situac?a?o humana e tem por objetivo transmitir certa moralidade”. As fa?bulas podem ser consideradas estrate?gias importantes, pois podem fazer com que o aluno tenha maior interesse pela leitura e, consequentemente, pela escrita. Explore o sentido da moral da história nas fábulas e o uso dos ditados populares no cotidiano. Uma sugestão é escrever os provérbios em fichas móveis ou em um cartaz e questionar em que momento e em que situação eles são usados, o que se quer dizer com cada um deles, etc. Os alunos poderão perceber que a mesma moral pode ser usada em mais de uma história e que esta mensagem precisa ser decifrada e compreendida pelo leitor. Outra sugestão é separar as morais e os provérbios em duas ou três partes, misturar as partes e pedir aos alunos para que montem as frases inteiras, considerando o sentido produzido ao unir as partes.

O que fazer depois

É essencial retomar atividades com textos de gêneros diversos, destacando e comparando as diferentes funções sociocomunicativas: entreter, transmitir valores, discutir questões polêmicas de relevância social, apresentar instruções de montagem, orientar o preparo de um prato, apresentar informações sobre um fato histórico ou anunciar um produto a ser vendido, entre outras. Em especial, com relação às fábulas, proponha que os alunos pesquisem e tragam para a sala de aula textos desse gênero, leiam e analisem os ensinamentos que estão sendo transmitidos e, se for o caso, realizem representações teatrais a partir de alguns desses textos.

Gabarito

a) Transmitir um ensinamento.

b) Costumava gritar que um lobo estava se aproximando do rebanho para que os camponeses da aldeia viessem em seu auxílio, divertindo-se muito com isso.

c) Os camponeses pensaram que era mais uma brincadeira e não o foram ajudar.

d) Os camponeses deixaram de confiar nele e não o ajudaram quando ele realmente precisou, por isso, o lobo comeu muitas de suas ovelhas.

e) Sempre devemos dizer a verdade.