Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Sinopse; compreensão leitora

Você já ouviu falar em Malévola? Leia o texto abaixo. Em seguida, responda às questões.

O filme "Malévola” é uma releitura de "A Bela Adormecida". Na história, uma bela jovem com asas negras cresce na floresta, mas sua rotina é abalada por um exército invasor composto por humanos. Determinada a se vingar, a vilã enfrenta uma batalha contra o rei e amaldiçoa a filha dele, a recém-nascida princesa Aurora.

Disponível em: http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/29. Acesso em: 30 nov. 2016.

a) Qual é o assunto do texto que você acabou de ler, sobre o que ele fala?

b)
O texto que você leu foi publicado em um portal de entretenimento da Internet. Pensando nisso, responda: qual é a finalidade desse texto?

c)
O texto que você acabou de ler é uma sinopse de um filme. De acordo com as informações do texto lido, é possível deduzir que a jovem de asas negras se chama:

(    ) Princesa Aurora

(    ) Malévola

(    ) A Bela Adormecida

(    ) A vilã

d) O filme “Malévola” é uma releitura de qual filme?

(    ) Branca de Neve

(    ) Cinderela

(    ) A Bela Adormecida

(    ) Rapunzel

e) Qual é o sentido contrário de malévola?

(    ) Benévola

(    ) Perversa

(    ) Bonita

(    ) Vingativa

f)
A sinopse do filme apresentou:

(    ) informações resumidas sobre a história para despertar o interesse do público em assistir ao filme.

(    ) todos os detalhes da história, incluindo seu final, para que o público decida se quer ou não assistir ao filme.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos leem e interpretam as questões com base em uma sinopse de filme.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero textual sinopse, identificando dessa forma, sua função sociocomunicativa, que é a de apresentar informações sobre uma obra literária e/ou artística (livro, filme, peça teatral); localizando informações explícitas e realizando inferênci
O que fazer antes

É importante que o aluno entenda o que é uma sinopse, percebendo que se trata de um resumo, um relato breve ou síntese de uma obra literária ou científica, tais como livros, espetáculos ou filmes. No caso dos filmes, a sinopse se apresenta como um resumo das principais ideias, ou seja, das características consideradas essenciais. É importante que os alunos compreendam que a sinopse tem a função de permitir que o leitor tenha conhecimento sobre o que será abordado, principalmente seus pontos principais. A sinopse também pode ter a função de atrair e reter as pessoas para que se interessem (ou não) pela obra.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas quanto à função desse gênero de texto, retome o trabalho por meio de uma situação prática, por exemplo. A partir da leitura de uma história ou de um vídeo, solicite aos alunos que recontem a história ou o vídeo de forma resumida, mas apresentando as principais ideias. Esse resumo ou sinopse pode ser feito de forma oral ou escrita. Após a escrita, solicite que alguns alunos apresentem suas produções e discuta com eles sobre a estrutura e clareza do texto de cada um.

Gabarito

a) O texto fala sobre o filme “Malévola”.

b) Ele foi publicado para tornar o filme conhecido pelo público que se interessa por cinema.

c) Malévola.

d) A Bela Adormecida.