Plano de aula: Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Dois textos publicitários e tabela de interpretação (seguem como material complementar). O primeiro texto a ser trabalhado deve ser impresso e exposto em cartolina ou em slides, dependendo do recurso disponível na escola.

Informações sobre o gênero: O gênero enfatizado nesta aula será campanha publicitária de conscientização infantil. Serão dois textos publicitários, por meio dos quais trabalharemos a interpretação de sua escrita e composição: o primeiro a ser trabalhado será uma campanha de vacinação contra o sarampo e o segundo uma campanha sobre higienização das mãos.

Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização, podem sentir dificuldade em fazer a leitura (compreensão) das partes escritas dos exemplos de campanhas de publicidade de conscientização infantil que serão expostos nesta aula.

Referências sobre o assunto:

COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad. Porto Alegre: Artmed,2002.

IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Título da aula

Orientações:

1. Antes de aplicar esta atividade, leia atentamente o plano inteiro, observando as etapas que estão organizadas em introdução, desenvolvimento e fechamento. Para cada etapa, há um tempo estipulado para execução, que deve ser adaptado à medida que você achar necessário. A aula deve ser conduzida de maneira que os alunos construam saberes sobre os gêneros textuais publicitários, sendo estimulados a pensar, inicialmente, sobre o que já sabem sobre esses textos a partir de questões geradoras, que estão como sugestões e que você deve fazer durante a aplicação. Você pode, também, realizar outras perguntas mediadoras, de acordo com a necessidade/interesse da sua turma.

2. Inicie explicando aos alunos o que será abordado nesta aula, fazendo os seguintes questionamentos:

• Vocês sabem o que é uma campanha publicitária? E uma campanha publicitária de conscientização?

3. Ouça dois ou três alunos e siga para a introdução da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência