Cartaz para a parte 1 do primeiro texto
Cartaz de vacinação para trabalhar a parte 1 do primeiro texto
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Dois textos publicitários e tabela de interpretação (seguem como material complementar). O primeiro texto a ser trabalhado deve ser impresso e exposto em cartolina ou em slides, dependendo do recurso disponível na escola.
Informações sobre o gênero: O gênero enfatizado nesta aula será campanha publicitária de conscientização infantil. Serão dois textos publicitários, por meio dos quais trabalharemos a interpretação de sua escrita e composição: o primeiro a ser trabalhado será uma campanha de vacinação contra o sarampo e o segundo uma campanha sobre higienização das mãos.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização, podem sentir dificuldade em fazer a leitura (compreensão) das partes escritas dos exemplos de campanhas de publicidade de conscientização infantil que serão expostos nesta aula.
Referências sobre o assunto:
COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad. Porto Alegre: Artmed,2002.
IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Antes de aplicar esta atividade, leia atentamente o plano inteiro, observando as etapas que estão organizadas em introdução, desenvolvimento e fechamento. Para cada etapa, há um tempo estipulado para execução, que deve ser adaptado à medida que você achar necessário. A aula deve ser conduzida de maneira que os alunos construam saberes sobre os gêneros textuais publicitários, sendo estimulados a pensar, inicialmente, sobre o que já sabem sobre esses textos a partir de questões geradoras, que estão como sugestões e que você deve fazer durante a aplicação. Você pode, também, realizar outras perguntas mediadoras, de acordo com a necessidade/interesse da sua turma.
2. Inicie explicando aos alunos o que será abordado nesta aula, fazendo os seguintes questionamentos:
3. Ouça dois ou três alunos e siga para a introdução da aula.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
3. Ouça as crianças apenas. Nesse primeiro momento, você deve só coletar/conhecer as hipóteses delas em relação a trechos da campanha que trabalharemos.
Materiais complementares: parte 1 do primeiro texto impresso e exposto em um cartaz ou exposto em um slide (campanha publicitária de vacinação contra o sarampo).
Orientações:
4. Depois de mostrar a parte 1, apresente a parte 2 do texto 1 e faça o seguinte questionamento:
5. Após ouvir as crianças, vamos para a análise da campanha propriamente dita, trabalhando sua análise mais aprofundada e confirmando ou refutando as hipóteses/respostas dadas anteriormente.
Materiais complementares: parte 2 do primeiro texto impresso e exposto em um cartaz ou exposto em um slide ( campanha publicitária de vacinação contra o sarampo).
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
O desenvolvimento desta aula está dividido em 2 momentos:
Observação: ouça 2 ou 3 alunos e siga para as próximas etapas.
2. Solicite que um dos alunos faça a leitura.
3. Após a leitura, leve os alunos a compreenderem, a partir de elementos explícitos no texto, a ideia geral da campanha publicitária e o objetivo do autor. Faça isso por meio de alguns questionamentos, com os quais conseguiremos interpretar a campanha e confirmar/refutar algumas hipóteses/respostas obtidas na introdução da aula. À medida em que as crianças forem respondendo às perguntas, você pode ir articulando/confrontando com as respostas dadas no início e/ou pode fazer isso ao final da análise da campanha. Se julgar relevante, pode pedir para as crianças circularem trechos/palavras-chave que conseguirão responder aos itens questionados:
Observação: As perguntas devem ser realizadas e um tempo deve ser estabelecido para que os estudantes pensem nas respostas (1 minuto para pergunta ) e um tempo para eles socializarem as respostas (2 minutos) ouvindo três ou quatro duplas/trios.
4. Após escuta dos alunos, chame a atenção para as partes que compõem a campanha publicitária analisada fazendo as seguintes observações/questões:
Observação: Disponibilize 1 minuto para eles pensarem nas resposta de cada pergunta à medida que for fazendo-a. Para socialização reservar 2 minutos, ouvindo as duplas ou trios.
Materiais complementares: Campanha de vacinação contra o sarampo impressa e entregue às duplas/trios.
Orientações:
1. Distribua para cada dupla ou trio o segundo texto publicitário impresso e a atividade complementar com as perguntas para interpretação.
2. Faça a seguinte explicação:
2. Solicite que eles observem o texto e peça a um estudante para fazer a leitura em voz alta da parte escrita da campanha publicitária entregue.
3. Depois explique o que eles deverão realizar e os itens que compõem a atividade complementar de interpretação:
4. Após a explicação, solicitar que eles busquem responder às questões da lista de perguntas. Eles não precisam, necessariamente, responder/registrar no caderno, apenas dialogarem entre si para depois socializarem com todo o grupo.
Materiais complementares: Segundo texto, sobre a campanha de higienização das mãos e atividade complementar de interpretação disponível no material complementar e o seu respectivo gabarito.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Materiais complementares: tabela de interpretação disponível no material complementar. e gabarito
Cartaz para a parte 1 do primeiro texto
Cartaz de vacinação para trabalhar a parte 1 do primeiro texto
Parte 2 do primeiro texto
Cartaz de vacinação para trabalhar a parte 2 do primeiro texto
Campanha de vacinação inteira
Campanha de vacinação inteira para imprimir
Segundo texto
Campanha de higienização das mãos
Interpretando texto publicitário
Atividade de interpretação do material publicitário para imprimir
Gabarito da atividade interpretando um texto publicitário
Gabarito da atividade interpretando um texto publicitário
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas.
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
Introdução
Inicie explicando, pelo WhatsApp, o que será abordado nesta aula, fazendo os seguintes questionamentos: Vocês sabem o que é uma campanha publicitária? E uma campanha publicitária de conscientização?
Peça que reflitam sobre as perguntas e deixe um tempo para isso; em seguida, envie apenas a imagem (disponível aqui) da campanha a ser explorada em aula síncrona, para análise prévia do tema.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e compartilhe a tela com a segunda parte da campanha (disponível aqui). Converse com a turma e faça alguns questionamentos seguindo a orientação do plano original. Em seguida, disponibilize o texto completo da ‘Campanha de vacinação contra o sarampo’ (disponível aqui) e realize as intervenções necessárias para compreensão dos elementos que compõem a estrutura desse gênero textual. Organize a turma em duplas/trios e explique que serão enviados outro texto publicitário (disponível aqui) e a atividade complementar, com perguntas para interpretação (disponível aqui). A presença do professor nos grupos, mesmo a distância, é importante para levá-los a observar alguns pontos que podem ter passado despercebidos no momento da discussão com toda a turma. Conforme a realidade local, disponibilize o material por WhatsApp, e-mail ou impresso, para ser retirado na escola.
Fechamento
Para fechar a aula, peça para um representante das duplas/trios socializar as respostas com a turma por WhatsApp ou videochamada. Você pode pedir para cada dupla/trio ficar responsável por um item da campanha, isto é, um responde sobre o tema, outro sobre a finalidade etc. Faça intervenções quando necessário. Para auxiliá-los, retome a ideia central dos textos da aula mostrando que possuem temáticas diferentes; porém, suas composições (imagem e texto) e objetivos são parecidos. Chame a atenção, por fim, para a questão estrutural das campanhas (título, imagem, slogan), comentando sobre a importância do verbo utilizado. Comente também que o ‘slogan’ (tipo de frase) é bem comum nas campanhas.
Convite às famílias
Proporcione um ambiente e horário adequados para que as crianças acessem os momentos síncronos da aula, acompanhando a realização das atividades quando estiverem em grupo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil.
Finalidade da aula: Interpretar, através de leituras individuais e reflexões em grupo, dois exemplares de textos que circulam na esfera publicitária, analisando sua escrita e composição, para perceber como essa produção está a serviço dos objetivos pretendidos. Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte domódulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Dois textos publicitários e tabela de interpretação (seguem como material complementar). O primeiro texto a ser trabalhado deve ser impresso e exposto em cartolina ou em slides, dependendo do recurso disponível na escola.
Informações sobre o gênero: O gênero enfatizado nesta aula será campanha publicitária de conscientização infantil. Serão dois textos publicitários, por meio dos quais trabalharemos a interpretação de sua escrita e composição: o primeiro a ser trabalhado será uma campanha de vacinação contra o sarampo e o segundo uma campanha sobre higienização das mãos.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização, podem sentir dificuldade em fazer a leitura (compreensão) das partes escritas dos exemplos de campanhas de publicidade de conscientização infantil que serão expostos nesta aula.
Referências sobre o assunto:
COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad. Porto Alegre: Artmed,2002.
IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: