Plano de Aula

Plano de aula: Receita que te quero ler!

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita Culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), ficha de atividade impressa, papel Kraft.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma dos textos. A turma também poderá encontrar dificuldades em relacionar a receita culinária explorada nos diferentes formatos apresentados: fotografia, vídeo e escrita.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. Disponível em: <http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora>. Acesso em dia mês (abrev) ano.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (org). Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. P.127 - 142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa: Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo. Unidade IV – Você sabia?. São Paulo : SME/ DOT, 2011. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf> Acesso em dia mês (abrev) ano.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1.Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explícito aos alunos que irão explorar algumas receitas culinárias e conversar sobre elas para descobrirem algumas informações importantes sobre esse gênero textual.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos