Plano de aula: Trabalhando com textos publicitários

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil

Sobre este plano Sobre este plano

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha de conscientização infantil e no campo de atuação vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Para executar esta atividade você deverá ter em mãos três ou quatro revistas que possuam textos publicitários, além de três ou quatro exemplos de publicidades em geral, como: anúncios de serviços, propagandas de promoções de produtos, imagens/fotografias de outdoor com propagandas, slogans de empresas conhecidas, panfletos, entre outros. O ideal é que os textos publicitários disponibilizados para as equipes sejam de produtos ou serviços comuns ao cotidiano dos estudantes. Para finalização desta aula, há um material complementar para imprimir, o qual é uma tabela de registo das características dos textos publicitários. Você pode fazer adaptações na tabela, caso sinta necessidade. Se houver projetor na sala, pode, também, projetar as campanhas analisadas.

Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano do ensino fundamental estão em processo de alfabetização podem sentir dificuldade em fazer a leitura de partes escritas dos exemplos de textos publicitários que serão expostos nesta aula. Podem sentir dificuldade, também, na compreensão e preenchimento da atividade complementar que será utilizada no final da aula.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Nelly de . Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2004.

SANDMANN, Antônio. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993.

SANT’ ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 2005.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Antes de aplicar esta atividade, leia atentamente o plano inteiro, observando as etapas que estão organizadas em introdução, desenvolvimento e fechamento. Para cada etapa, há um tempo estipulado para execução, que deve ser adaptado à medida que você achar necessário. A aula deve ser conduzida de maneira que os alunos construam saberes sobre os gêneros textuais publicitários, sendo estimulados a pensar, inicialmente, sobre o que já sabem sobre esses textos a partir de questões geradoras, que estão como sugestões. Também podem ser realizadas outras perguntas mediadoras, de acordo com a necessidade e interesse da turma.

• Trata-se de uma aula inicial de apresentação dos gêneros publicitários, por isso, inicie a aula comentando que falarão sobre a publicidade no nosso dia a dia.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência