Registrando as características dos textos publicitários
Tabela de registro das característicos dos textos publicitários
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha de conscientização infantil e no campo de atuação vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Para executar esta atividade você deverá ter em mãos três ou quatro revistas que possuam textos publicitários, além de três ou quatro exemplos de publicidades em geral, como: anúncios de serviços, propagandas de promoções de produtos, imagens/fotografias de outdoor com propagandas, slogans de empresas conhecidas, panfletos, entre outros. O ideal é que os textos publicitários disponibilizados para as equipes sejam de produtos ou serviços comuns ao cotidiano dos estudantes. Para finalização desta aula, há um material complementar para imprimir, o qual é uma tabela de registo das características dos textos publicitários. Você pode fazer adaptações na tabela, caso sinta necessidade. Se houver projetor na sala, pode, também, projetar as campanhas analisadas.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano do ensino fundamental estão em processo de alfabetização podem sentir dificuldade em fazer a leitura de partes escritas dos exemplos de textos publicitários que serão expostos nesta aula. Podem sentir dificuldade, também, na compreensão e preenchimento da atividade complementar que será utilizada no final da aula.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Nelly de . Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2004.
SANDMANN, Antônio. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993.
SANT’ ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 2005.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
4. Ouça dois ou três estudantes e siga para o desenvolvimento da atividade.
Materiais complementares:
Seguem, abaixo, alguns exemplos de textos publicitários:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Campanha contra o mosquito que transmite a dengue. Disponível em: https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/11/2017/11/campanha-dengue-Ministerio-da-Saude.jpg, Acesso em: 01 set. 2018.
Slogan da TIM. Disponível em: https://www.google.com.br/search?biw=1920&bih=974&tbm=isch&sa=1&ei=3W2KW5LuJMHHwASGmZeADQ&q=slogan&oq=slogan&gs_l=img.3..0i67k1j0j0i67k1l2j0j0i67k1j0l4.275456.276983.0.278603.7.5.0.2.2.0.206.727.0j3j1.4.0....0...1c.1.64.img..1.6.741.0...0.VQ00b5uZjEM#imgrc=isl17fXxYnlprM . Acesso em: 01 set. 2018.
Cartaz de promoção do Toddynho. Disponível em: http://karinalemesborges.blogspot.com/2011/02/promocao-toddynho-um-sonho-de-viagem.html. Acesso em: 01 set. 2018.
Propagando de suco em outdoor. Disponível em: http://meiodepropaganda.blogspot.com/2013/03/suqo-espalha-outdoors-em-joao-pessoa-e.html. Acesso em: 01 set. 2018.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
4. Comente um pouco com as crianças sobre a linguagem (verbos, palavras adaptadas ao público-alvo: uma propaganda para crianças não pode, por exemplo, ter palavras muito difíceis). Depois de analisar aspectos estruturais e funcionais dos gêneros disponibilizados nessa aula, é bacana comparar esse novo tipo textual com outros que os alunos já tiveram acesso, visando identificar possíveis semelhanças e as diferenças existentes. Um exemplo de comparação que poderia ser feita seria com o gênero convite (se possível, leve um exemplo que você já tenha trabalhado com eles):
5. Entregue, em seguida, a atividade complementar de identificação dos gêneros publicitários (está disponível como material complementar para impressão) e uma revista para pesquisa, a qual irá ser recortado um texto publicitário e colado na atividade complementar. É importante, como já foi dito na apresentação desta aula, que você já selecione, previamente, revistas que tragam exemplares dos gêneros vistos nesta aula.
6. Leia a tabela em voz alta para que os alunos compreendam o que deve ser feito. A explicação pode ser realizada da seguinte maneira:
A explicação deve durar no máximo 2 minutos. O tempo para pesquisa na revista e preenchimento da tabela pelas equipes deve ser de no máximo 10 minutos.
6. Faça um acompanhamento do trabalho de pesquisa das equipes se dirigindo a cada uma delas e tire dúvidas dos estudantes durante esta atividade sempre que observara necessidade.
Materiais complementares:
Atividade de identificação das características dos textos publicitários impressa.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas.
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
* Sites sugeridos para este plano adaptado:
Vídeo: O sapo lavou a mão (Johnson’s), disponível aqui;
Vídeo: O amor que transforma (Ninho), disponível aqui.
Introdução
Disponibilize, pelo WhatsApp, textos publicitários de propagandas, slogans, panfletos, imagens de propagandas da TV e anúncios em outdoor de produtos e serviços comuns à vida dos estudantes. Utilize alguns exemplos sugeridos no plano ou faça a sua própria seleção. Por exemplo, a marca Johnson’s, reinventando a famosa canção infantil “O sapo não lava o pé”, mostra a importância de saber lavar as mãos, principalmente neste momento tão difícil; caso queira, utilize a sugestão disponível aqui.
Desenvolvimento
Opte entre gravar uma videoaula ou agendar uma videochamada para analisar os textos publicitários enviados aos alunos. Siga algumas das orientações do plano para nortear a aula. O plano sugere uma atividade complementar de identificação dos gêneros publicitários (material complementar para impressão, disponível aqui) para ser feita em grupo. Caso queira, envie-a por WhatsApp, e-mail ou impressa, para ser retirada na escola, e faça a adaptação necessária para a sua turma. Fique à disposição dos grupos para auxiliá-los e direcionar alguns questionamentos.
Fechamento
Feche esta aula com a turma por videochamada e peça para um representante da equipe mostrar o texto pesquisado e explicar a escolha, comentando os aspectos marcados na tabela. Retome a finalidade desses textos e alguns outros pontos que julgar importantes.
Convite às famílias
“A vida dos pais também não está sendo muito fácil durante esse isolamento, tendo que conciliar emprego, estudos e família. A Ninho resolveu fazer uma campanha só para eles!” Assista com seu filho e retire a mensagem mais importante desta campanha publicitária: Amor que transforma!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título: Trabalhando com textos publicitários
Finalidade da aula: Analisar alguns gêneros utilizados na publicidade, através da observação de exemplares, para identificar não só a função social desses textos, como também as condições de produção e recepção.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos)
Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade da BNCC: EF15LP01
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha de conscientização infantil e no campo de atuação vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Para executar esta atividade você deverá ter em mãos três ou quatro revistas que possuam textos publicitários, além de três ou quatro exemplos de publicidades em geral, como: anúncios de serviços, propagandas de promoções de produtos, imagens/fotografias de outdoor com propagandas, slogans de empresas conhecidas, panfletos, entre outros. O ideal é que os textos publicitários disponibilizados para as equipes sejam de produtos ou serviços comuns ao cotidiano dos estudantes. Para finalização desta aula, há um material complementar para imprimir, o qual é uma tabela de registo das características dos textos publicitários. Você pode fazer adaptações na tabela, caso sinta necessidade. Se houver projetor na sala, pode, também, projetar as campanhas analisadas.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano do ensino fundamental estão em processo de alfabetização podem sentir dificuldade em fazer a leitura de partes escritas dos exemplos de textos publicitários que serão expostos nesta aula. Podem sentir dificuldade, também, na compreensão e preenchimento da atividade complementar que será utilizada no final da aula.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Nelly de . Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2004.
SANDMANN, Antônio. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993.
SANT’ ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 2005.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: