Plano de aula: Roteiro de elaboração para apresentação oral de campanhas publicitárias

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: materiais complementares impressos, campanhas de aulas anteriores impressas que servirão de material de apoio para os alunos.

Dificuldades antecipadas:

Dificuldade em seguir o roteiro para a elaboração da apresentação da campanha, não seguindo a temática previamente definida, tampouco reproduzindo as condições de textualidade típicas do gênero.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10.ed., São Paulo: Cortez, 2010.

FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lúcia C.V.O.; AQUINO, Zilda, G.O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Apresente aos alunos o que será feito na aula lendo a temática e explicando que farão uma releitura de uma campanha já trabalhada em aulas anteriores. Para isso, eles irão adaptar o texto escrito da campanha para ser apresentado na modalidade oral.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência