Plano de aula: A carta na História e a história da carta

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Computador on-line (caso não seja possível acessar internet, baixe o vídeo antecipadamente); projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações. Vídeo “Estudantes brasileiros enviam cartas para crianças refugiadas sírias na Jordânia”, Jornal da Record, Link: https://youtu.be/m1k6iEOECjc Acesso em 05 de agosto de 2018.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails de e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível no entanto que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando desse modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: No decorrer dessa aula, os alunos estarão diante de formas historicamente diferentes de comunicação escrita. Pode ser difícil para alguns, estabelecer relações entre as transformações do gênero e sua inserção nos diversos contextos históricos. Poderão surgir comparações e falas considerando, por exemplo, o e-mail melhor que a carta. Busque desconstruir essa oposição entre tipos diversos de comunicação escrita, levando os alunos a compreender que cada forma de transmissão de mensagens teve sua importância histórica para o desenvolvimento da sociedade e para a evolução dos meios de comunicação.

Referências sobre o assunto:

AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf

SILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf

MENEZES, Overlac. Cartas: simples mensagem, documento ou gênero literário? São Paulo: Marco Zero, 2005.

Título da aula

Orientações:

• Antes de iniciar a aula, certifique-se que os aparelhos para reprodução do vídeo estão funcionando. Ao final da aula, um painel será montado pela turma. Escolha um local da sala e destine-o para isso. Imprima as imagens do “Jogo Linha do Tempo” (acesse aqui) para ilustrar o painel, mas deixe para colar as imagens ao final da aula, juntamente com os alunos, de modo que não seja antecipada a resposta das atividades que realizarão. Recorte tiras de cartolina (ou outro material semelhante) adequadas para as crianças escreverem as frases com letras grandes, reservando espaço para as frases no painel.
  • Leia o título da aula e deixe que os alunos especulem a respeito do tema que será tratado nessa aula.
  • Tenha em mente que o objetivo principal dessa aula é desenvolver nos alunos a compreensão de uma evolução histórica situando-nos em um momento de transição em que coexistem as cartas manuscritas (existentes no mundo material) e os e-mails (existentes no mundo virtual). Durante a aula, é preciso explorar o fato de que, mesmo diante da evolução tecnológica, ainda persiste a prática de envio de cartas pelo correio. Dessa forma, podem surgir explanações a respeito do uso de cartas, que deem conta da falta de acesso às tecnologias, do sentimento de insegurança com as ferramentas tecnológicas, da possibilidade de ter um objeto material possível de ser acessado sem a necessidade de um computador ou mesmo a possibilidade de produção de emoções advindas do sentimento estético provocado pela presença da caligrafia de quem escreve. O importante é demonstrar que a carta ainda é uma realidade presente em nosso meio e precisa ser compreendida pelos alunos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos