Jogo de linha do tempo
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Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Computador on-line (caso não seja possível acessar internet, baixe o vídeo antecipadamente); projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações. Vídeo “Estudantes brasileiros enviam cartas para crianças refugiadas sírias na Jordânia”, Jornal da Record, Link: https://youtu.be/m1k6iEOECjc Acesso em 05 de agosto de 2018.
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails de e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível no entanto que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando desse modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: No decorrer dessa aula, os alunos estarão diante de formas historicamente diferentes de comunicação escrita. Pode ser difícil para alguns, estabelecer relações entre as transformações do gênero e sua inserção nos diversos contextos históricos. Poderão surgir comparações e falas considerando, por exemplo, o e-mail melhor que a carta. Busque desconstruir essa oposição entre tipos diversos de comunicação escrita, levando os alunos a compreender que cada forma de transmissão de mensagens teve sua importância histórica para o desenvolvimento da sociedade e para a evolução dos meios de comunicação.
Referências sobre o assunto:
AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf
SILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf
MENEZES, Overlac. Cartas: simples mensagem, documento ou gênero literário? São Paulo: Marco Zero, 2005.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Com essas questões, espera-se que os alunos pensem sobre a evolução dos meios de comunicação escrita apresentando relatos sobre suas experiências pessoais em relação às cartas, bilhetes, etc. Assim, neste momento, os alunos estarão diante de uma forma atual, veloz e popular de comunicação escrita, forma que apresenta uma rica gama de recursos textuais: texto escrito, emojis, mensagem de voz, gifs, etc.
Materiais complementares: Em outro momento, o professor pode propor aos alunos que criem diálogos utilizando o aplicativo “whatsfake”. Com esse aplicativo, os alunos podem inventar personagens, criar conversas e se divertir compartilhando suas criações com os demais colegas. O aplicativo pode ser baixado em http://www.whatsfakeapp.com/pt_BR/ .
Orientações:
Materiais complementares:
Vídeo “Estudantes brasileiros enviam cartas para crianças refugiadas sírias na Jordânia”, Jornal da Record, Link: https://youtu.be/m1k6iEOECjc Acesso em 05 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
1º - o uso de pombos-correio para anunciar os vencedores das olimpíadas. Nessa imagem simulamos, baseados em fatos históricos, o anúncio do primeiro vencedor das Olimpíadas da Grécia antiga, um cozinheiro que venceu a corrida de 200 metros, única prova disputada na primeira versão desses jogos em 776 a. C. (informações disponível em https://olimpiadas.uol.com.br/2008/historia/grecia/historia.jhtm, e em https://meusanimais.com.br/pombos-correios-passaros-que-fizeram-historia/);
2º - a carta de Pero Vaz de Caminha enviada por navio do Brasil para o rei de Portugal em 1º de maio de 1.500 (Biblioteca Nacional. Disponível em http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf);
3º - a inauguração, em 1860, do sistema norteamericano de correio expresso, Pony Express, no qual utilizavam cavalos como meio de entrega de correspondências (informações disponível em https://www.visiteosusa.com.br/experience/trilha-historica-nacional-do-pony-express);
4º - as formas atuais de entrega de correspondência por meio dos transportes terrestres e aéreo;
5º - por fim, o e-mail, forma moderna de envio de mensagens.
Materiais complementares:
Jogo Linha do Tempo da Carta, 5 fichas com texto e imagem, disponível aqui
Orientações:
Materiais complementares:
Texto “Um pouco da História da carta” , Alexandre Tolentino de Carvalho - Time de Autores. Material produzido exclusivamente para Nova Escola para fins didáticos. Acesse aqui
Aqui você também encontra informações adicionais sobre aos meios de comunicação tratados nessa aula:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Após promover o debate, garanta que as frases tragam as seguintes informações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Vídeo “Estudantes brasileiros enviam cartas...”, disponível aqui;
Jogo da linha do tempo, disponível aqui;
Informações sobre a história da carta, disponível aqui.
- Opcionais:
Canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui)
Google Apresentações (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Convide os alunos, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a descobrir curiosidades sobre a história das cartas. Envie para eles a imagem da conversa de WhatsApp que está na Introdução do plano junto com os questionamentos desse mesmo slide. Peça que eles respondam no grupo, de modo que possam compartilhar suas ideias e experiências com diferentes tipos de mensagem escrita. Posteriormente, envie o link para assistirem a um vídeo que mostra estudantes brasileiros enviando cartas para crianças refugiadas e os questionamentos desse mesmo slide. Dessa vez, solicite que registrem as respostas no caderno ou em um arquivo digital e lhe enviem dentro de um prazo estipulado. Se usarem o caderno, podem tirar uma foto para lhe enviar as respostas.
Desenvolvimento
Convide os estudantes a ordenar algumas imagens em uma linha do tempo. Explique que as imagens mostram diferentes maneiras que as pessoas utilizaram para enviar e receber mensagens escritas ao longo da história. Se possível, entregue para as crianças as imagens recortadas e embaralhadas. Caso contrário, crie um arquivo digital no qual seja possível embaralhar as imagens. Para fazer isso, você pode tirar prints do arquivo em PDF (disponível aqui) e depois colar no PowerPoint ou no Google Apresentações, recortando as imagens e colocando-as fora de ordem. Envie o arquivo para os estudantes junto com um texto que traz informações sobre cada uma das imagens. Como o texto é longo, tente gravar um áudio lendo para apoiar aqueles alunos que ainda não têm a leitura fluente.
Caso ache possível realizar essa tarefa em duplas ou em grupos, sugira que as crianças se comuniquem por telefone ou videochamada para tomar decisões conjuntamente. Solicite que os alunos, após ordenarem as imagens, associem um subtítulo a um dos cinco textos.
Fechamento
Para finalizar, crie um arquivo ou mural com as cinco imagens e solicite que as crianças escrevam resumidamente do que se trata cada uma delas. Se já estiverem realizando as tarefas em grupos, você pode combinar de cada grupo escrever sobre uma das imagens. Utilize os questionamentos do plano original para guiar a escrita das crianças. Caso opte por criar um mural virtual, sugerimos o uso do Padlet (tutorial disponível aqui). Estipule um prazo para o término dessa atividade e compartilhe o resultado final com todos da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a conversar com as crianças sobre como era a troca de mensagens antes da chegada do e-mail e do celular. Será que os avós trocavam cartas e enviavam cartões-postais de viagens? Será que os pais chegaram a usar um aparelhinho chamado “bip”? Recordar pode ser divertido para os pais e informativo para as crianças.
Título da aula: A carta na História e a história da carta
Finalidade da aula: Compreender a evolução histórica do gênero textual carta analisando as transformações ocorridas de suas origens à atualidade, refletindo sobre as diversas funções sociais do gênero (nas esferas da vida cotidiana e vida pública)
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta pessoal e de reclamação
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP02.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Computador on-line (caso não seja possível acessar internet, baixe o vídeo antecipadamente); projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações. Vídeo “Estudantes brasileiros enviam cartas para crianças refugiadas sírias na Jordânia”, Jornal da Record, Link: https://youtu.be/m1k6iEOECjc Acesso em 05 de agosto de 2018.
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails de e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível no entanto que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando desse modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: No decorrer dessa aula, os alunos estarão diante de formas historicamente diferentes de comunicação escrita. Pode ser difícil para alguns, estabelecer relações entre as transformações do gênero e sua inserção nos diversos contextos históricos. Poderão surgir comparações e falas considerando, por exemplo, o e-mail melhor que a carta. Busque desconstruir essa oposição entre tipos diversos de comunicação escrita, levando os alunos a compreender que cada forma de transmissão de mensagens teve sua importância histórica para o desenvolvimento da sociedade e para a evolução dos meios de comunicação.
Referências sobre o assunto:
AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf
SILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf
MENEZES, Overlac. Cartas: simples mensagem, documento ou gênero literário? São Paulo: Marco Zero, 2005
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