Atividade para impressão - LP01_01ATP
Plano de Aula
Plano de aula: Rodas de leitura
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para desenvolver rodas de leitura, com foco no gênero conto acumulativo e também outros contos e no campo de atuação artístico-literário e todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). O objetivo da Roda de leitura recai sobre a construção de uma comunidade de leitores, do gosto e disposição positiva para a leitura literária. A proposta enfatiza estratégias voltadas à leitura compartilhada e à situações nas quais as crianças escolham o que ler, conversem e expressem opiniões sobre os textos lidos e ouvidos. Para este ciclo, o foco é enfatizar atividades que elucidem a função social de leitura (circulação do texto na vida social) e principalmente por meio de rodas de leitura que façam antecipações de informações com auxílio de recursos gráficos. A identificação e a comparação de informações são priorizadas. O professor é o principal mediador de leitura.
Justificativa: Rodas de leitura podem ampliar o repertório leitor e o aprofundamento da leitura autônoma. Por meio da mediação do professor, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, priorizando a leitura colaborativa e compartilhada.
Materiais necessários: Professor, selecione previamente o grupo de livros que serão utilizados pelos estudantes. Faça uma leitura prévia de todas as obras para desenvolver questões que contribuam com a realização das antecipações e das discussões após a leitura. Para construir a cenografia do ambiente, utilize materiais que variem de acordo com o tema do texto/gêneros.
A atividade de registro de leitura será um álbum de acumulação (de imagens, de rimas, de palavras), e para a compreensão do texto lido pelos estudantes será utilizado o dado de questões (uma questão em cada lado). Sugerem-se as seguintes questões para colar ou imprimir no dado:
(a) Meu personagem preferido foi...
(b) A parte da história que mais gostei (não gostei) foi...
(c) Eu mudaria na história...
(d) Achei engraçado quando...
(e) Não sabia que…
(f) Quando comecei a ler acreditava que… mas...
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as discussões coletivas. Desconcentração. Dificuldades em oralizar as impressões da leitura realizada. Dificuldades de interação.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO.; A.C.P.; ROSA.; E.C.S. Entrando na roda: as histórias na educação infantil. In: Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas (orgs). BRANDÃO.; A.C.P.; ROSA.; E.C.S. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
Livro: O grande rabanete. De Tatiana Belinky, ilustrado por Claudius. São Paulo: Editora Moderna, 2002. (Obra selecionada pelo PNBE. Guia das obras selecionadas disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15608-guia-ef-leituraforadacaixa-pdf&category_slug=maio-2014-pdf&Itemid=30192 (p. 79 - 106).
Caderno de orientações para o trabalho com contos acumulativos: https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca-publica/641/historias-com-acumulacao-ef.html
Leitura em ambientes virtuais:
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos.
Preparação: O professor deve escolher o grupo de livros previamente e preparar o ambiente de leitura em círculo ou semicírculo. Pode também elaborar uma cenografia na sala de aula, que pode variar a partir da temática ou do gênero a ser lido.
Introdução
Inicie pelas Questões disparadoras: O que é acumular? O que podemos acumular? Vamos fazer um álbum da acumulação? Que livros caberiam nele? Vamos procurar livros para compor nosso álbum? Com estas perguntas, estimule na prática uma espécie de curadoria de informações, seleções particulares por meio da leitura.
Estabeleça expectativas antecipadoras de sentido com base na análise da estrutura e no universo temático das obras literárias que serão lidas.
Permita que os estudantes realizem as próprias escolhas dos livros de acordo com critérios pessoais de apreciação:
(1) Capa
(2) Contracapa
(3) Ilustrações
Nesta fase, como os alunos provavelmente estão se apropriando do sistema de escrita e se apoiam fortemente nas ilustrações para atribuir sentido, é importante convidá-los a folhear o livro e a observar:
(4) O título
(5) O nome do autor e da obra
(6) As características dos personagens
(7) As ações destas personagens por meio das ilustrações, com apoio dos conhecimentos prévios dos estudantes.
Considere as respostas inusitadas, evitando impor um único sentido à leitura.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 30 minutos.
Preparação: Selecione previamente um livro e ensaie a leitura para ler de modo expressivo para a turma.
Desenvolvimento:
Indique que os estudantes se organizem em círculo ou semicírculo para que haja maior interação entre todos.
Inicie a aula realizando a leitura da obra selecionada para esta atividade. Sugere-se que, durante a leitura, as páginas sejam exibidas para as crianças a fim de que possam apreciar as ilustrações e articulá-las ao texto verbal. Este cuidado permite uma compreensão mais potente do livro.
Em relação aos contos acumulativos, é interessante que os estudantes recebam o convite para também participar da leitura, repetindo (por meio da memorização) em voz alta as informações que se acumulam na narrativa.
Em textos poéticos, observe com os alunos como a repetição ocorre por meio das palavras que rimam, dos versos e das estrofes.
Introduza o momento das discussões para que os estudantes, por meio da mediação do professor, apresentem pontos de vista éticos e estéticos, destacando as informações mais relevantes, como a identificação do tema, personagens, enredo, tempo e espaço, e relacionem o texto com a realidade.
Neste momento, os estudantes comentam os critérios de seleção dos livros que escolheram, respondendo os seguintes questionamentos:
(8) Olhem as imagens, o que se repete?
(9) O livro fala sobre o quê?
(10) O que este livro acumula?
(11) Por que ele deve estar no seu álbum da acumulação?
Também são realizadas as comparações entre os livros e as sugestões de leitura de um estudante para outro:
(12) Por que este livro é parecido com esse que li?
(13) Eu indico este livro para meu colega porque...
Converse sobre a adequação das hipóteses realizadas pelos estudantes, constatando se são verdadeiras na escrita.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação: O álbum de acumulação pode apresentar um formato de scrapbook ou mesmo ser estruturado em um caderno.
Fechamento:
Indique aos estudantes o registro das impressões do texto lido no álbum de acumulação, realizando apreciações que podem variar da seguinte maneira:
- As capas dos livros,
- Os personagens que se repetem na narrativa,
- As partes que se acumulam.
Variação da atividade
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Orientações:
Por meio da estratégia do dado, o estudante é convidado a realizar perguntas ao texto, respondendo com base na leitura da obra. O dado de perguntas pode ser preparado com as seguintes chaves de leitura:
a- Meu personagem preferido foi...
b- A parte da história que mais gostei (não gostei) foi...
c- Eu mudaria na história...
d- Achei engraçado quando...
e- Não sabia que…
f- Quando comecei a ler acreditava que… mas...
Para cada livro, pode ser escolhido um segmento para utilizar o dado, investigando a narrativa de maneira mais aprofundada.
Link para modelo de dado para impressão aqui.
Variação da atividade
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de seção, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações: Aproveitar outros espaços escolares ou públicos destinados ou não ao universo da leitura como a biblioteca escolar, a sala de leitura escolar, o espaço de diversão da escola, a biblioteca da cidade ou até mesmo uma praça.
Aproveite, assim, a paisagem de letramento: espaços que compõem a identidade do lugar por meio de palavras e representações, por exemplo, o que posso ler na praça, quais imagens e escritas pertencem ao local?
Permita a leitura do aluno em lugares variados.
Variação da atividade
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de seção, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações: Selecionar como variação outros livros que envolvam diferentes contos.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), ou envio das sugestões de atividades e das orientações escritas em um documento de texto, disponibilizado da maneira que for mais acessível às famílias.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui) e canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom.
Dinâmica da atividade
A proposta é incentivar crianças e famílias a ter seus próprios “cantinhos de leitura” em casa.
Proponha que, junto com a família, cada um prepare seu cantinho de leitura para compartilhar (com a professora e com os colegas) utilizando a ferramenta selecionada (mural no Padlet com as fotos ou pelo WhatsApp). Pode ser um cantinho ou até mesmo uma caixa com alguns livros.
Se for um canto na sala, quarto ou outro espaço da casa, incentive a organizá-lo de maneira que fique bem caprichado e acolhedor, para que a criança goste tanto de participar da arrumação como de ficar no espaço.
Se a escola realiza o empréstimo de livros, ou se você tem livros na sua sala, oriente as famílias a retirar com frequência um exemplar (ou mais, se possível) na escola. Separe uma caixa só para o 1º ano.
Outra possibilidade é enviar alguns livros, selecionados por você, do projeto Eu leio para uma criança, do Itaú Cultural (disponível aqui).
Variação da atividade
Variação 1
Fazer a leitura de um livro e enviar o áudio para a turma. Selecione previamente um livro e ensaie a leitura com o intuito de ser bem expressiva.
Variação 2
As crianças leem o mesmo livro, ou escutam uma história lida por você ou enviada do projeto Eu leio para uma criança. Combine com a turma que você enviará um formulário ou utilize o Padlet (tutorial acima) com algumas questões que eles podem responder como quiserem (no sentido de não ter uma resposta mais certa que a outra).
a. Meu personagem preferido foi...
b. A parte da história de que mais gostei (ou não gostei) foi...
c. Achei engraçado quando…
Utilize um Formulário Google (tutorial disponível aqui).
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar na montagem do cantinho da leitura e, se possível, ler para a criança diariamente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Rodas de leitura
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Semanal
Prática de linguagem priorizada: Artístico-literário/todos os campos
Dinâmica
- Organização do ambiente de leitura em círculo ou semicírculo.
- Estabelecimento de expectativas sobre a obra a ser lida.
- Leitura e discussões.
- Registro das impressões.
Habilidade(s) da BNCC: (EF12LP02), (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP15), (EF15LP16), (EF15LP18), (EF15LP19), (EF01LP26)
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para desenvolver rodas de leitura, com foco no gênero conto acumulativo e também outros contos e no campo de atuação artístico-literário e todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). O objetivo da Roda de leitura recai sobre a construção de uma comunidade de leitores, do gosto e disposição positiva para a leitura literária. A proposta enfatiza estratégias voltadas à leitura compartilhada e à situações nas quais as crianças escolham o que ler, conversem e expressem opiniões sobre os textos lidos e ouvidos. Para este ciclo, o foco é enfatizar atividades que elucidem a função social de leitura (circulação do texto na vida social) e principalmente por meio de rodas de leitura que façam antecipações de informações com auxílio de recursos gráficos. A identificação e a comparação de informações são priorizadas. O professor é o principal mediador de leitura.
Justificativa: Rodas de leitura podem ampliar o repertório leitor e o aprofundamento da leitura autônoma. Por meio da mediação do professor, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, priorizando a leitura colaborativa e compartilhada.
Materiais necessários: Professor, selecione previamente o grupo de livros que serão utilizados pelos estudantes. Faça uma leitura prévia de todas as obras para desenvolver questões que contribuam com a realização das antecipações e das discussões após a leitura. Para construir a cenografia do ambiente, utilize materiais que variem de acordo com o tema do texto/gêneros.
A atividade de registro de leitura será um álbum de acumulação (de imagens, de rimas, de palavras), e para a compreensão do texto lido pelos estudantes será utilizado o dado de questões (uma questão em cada lado). Sugerem-se as seguintes questões para colar ou imprimir no dado:
(a) Meu personagem preferido foi...
(b) A parte da história que mais gostei (não gostei) foi...
(c) Eu mudaria na história...
(d) Achei engraçado quando...
(e) Não sabia que…
(f) Quando comecei a ler acreditava que… mas...
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as discussões coletivas. Desconcentração. Dificuldades em oralizar as impressões da leitura realizada. Dificuldades de interação.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO.; A.C.P.; ROSA.; E.C.S. Entrando na roda: as histórias na educação infantil. In: Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas (orgs). BRANDÃO.; A.C.P.; ROSA.; E.C.S. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
Livro: O grande rabanete. De Tatiana Belinky, ilustrado por Claudius. São Paulo: Editora Moderna, 2002. (Obra selecionada pelo PNBE. Guia das obras selecionadas disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15608-guia-ef-leituraforadacaixa-pdf&category_slug=maio-2014-pdf&Itemid=30192 (p. 79 - 106).