Atividade para impressão - LP01_01ATP
Plano de Aula
Plano de aula: Rodas de leitura
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para desenvolver rodas de leitura, com foco no gênero conto acumulativo e também outros contos e no campo de atuação artístico-literário e todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). O objetivo da Roda de leitura recai sobre a construção de uma comunidade de leitores, do gosto e disposição positiva para a leitura literária. A proposta enfatiza estratégias voltadas à leitura compartilhada e à situações nas quais as crianças escolham o que ler, conversem e expressem opiniões sobre os textos lidos e ouvidos. Para este ciclo, o foco é enfatizar atividades que elucidem a função social de leitura (circulação do texto na vida social) e principalmente por meio de rodas de leitura que façam antecipações de informações com auxílio de recursos gráficos. A identificação e a comparação de informações são priorizadas. O professor é o principal mediador de leitura.
Justificativa: Rodas de leitura podem ampliar o repertório leitor e o aprofundamento da leitura autônoma. Por meio da mediação do professor, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, priorizando a leitura colaborativa e compartilhada.
Materiais necessários: Professor, selecione previamente o grupo de livros que serão utilizados pelos estudantes. Faça uma leitura prévia de todas as obras para desenvolver questões que contribuam com a realização das antecipações e das discussões após a leitura. Para construir a cenografia do ambiente, utilize materiais que variem de acordo com o tema do texto/gêneros.
A atividade de registro de leitura será um álbum de acumulação (de imagens, de rimas, de palavras), e para a compreensão do texto lido pelos estudantes será utilizado o dado de questões (uma questão em cada lado). Sugerem-se as seguintes questões para colar ou imprimir no dado:
(a) Meu personagem preferido foi...
(b) A parte da história que mais gostei (não gostei) foi...
(c) Eu mudaria na história...
(d) Achei engraçado quando...
(e) Não sabia que…
(f) Quando comecei a ler acreditava que… mas...
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as discussões coletivas. Desconcentração. Dificuldades em oralizar as impressões da leitura realizada. Dificuldades de interação.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO.; A.C.P.; ROSA.; E.C.S. Entrando na roda: as histórias na educação infantil. In: Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas (orgs). BRANDÃO.; A.C.P.; ROSA.; E.C.S. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
Livro: O grande rabanete. De Tatiana Belinky, ilustrado por Claudius. São Paulo: Editora Moderna, 2002. (Obra selecionada pelo PNBE. Guia das obras selecionadas disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15608-guia-ef-leituraforadacaixa-pdf&category_slug=maio-2014-pdf&Itemid=30192 (p. 79 - 106).
Caderno de orientações para o trabalho com contos acumulativos: https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca-publica/641/historias-com-acumulacao-ef.html
Leitura em ambientes virtuais:
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos.
Preparação: O professor deve escolher o grupo de livros previamente e preparar o ambiente de leitura em círculo ou semicírculo. Pode também elaborar uma cenografia na sala de aula, que pode variar a partir da temática ou do gênero a ser lido.
Introdução
Inicie pelas Questões disparadoras: O que é acumular? O que podemos acumular? Vamos fazer um álbum da acumulação? Que livros caberiam nele? Vamos procurar livros para compor nosso álbum? Com estas perguntas, estimule na prática uma espécie de curadoria de informações, seleções particulares por meio da leitura.
Estabeleça expectativas antecipadoras de sentido com base na análise da estrutura e no universo temático das obras literárias que serão lidas.
Permita que os estudantes realizem as próprias escolhas dos livros de acordo com critérios pessoais de apreciação:
(1) Capa
(2) Contracapa
(3) Ilustrações
Nesta fase, como os alunos provavelmente estão se apropriando do sistema de escrita e se apoiam fortemente nas ilustrações para atribuir sentido, é importante convidá-los a folhear o livro e a observar:
(4) O título
(5) O nome do autor e da obra
(6) As características dos personagens
(7) As ações destas personagens por meio das ilustrações, com apoio dos conhecimentos prévios dos estudantes.
Considere as respostas inusitadas, evitando impor um único sentido à leitura.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA