Plano de aula: Leitura de verbete

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Papel A3 ou cartolina para a escrita do verbete do Gambá e da construção de tabela sobre o gambá.Lápis, borracha, atividade de impressão do verbete do gambá(clique aqui para acessar),atividade de impressão - modelo da tabela ( clique aqui para acessar), piloto e projetor para apresentação dos slides.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na leitura e consequente incompreensão da informação solicitada.

Referências sobre o assunto:

• BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
  • BEZERRA,Maria Auxiliadora.Gêneros textuais e ensino / organizadores Angela Paiva Dionisio e Anna Rachel Machado. - 5.ed. - Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. 232p.

Tema da Aula

Tempo sugerido: 2 minuto.

Orientações:

• Nessa terceira aula da sequência de atividades sobre o verbete iremos realizar a leitura do verbete de uma enciclopédia infantil. Como no gênero em questão a leitura tem a função de divulgar conhecimentos científicos, a proposta de completar uma tabela com informações sobre o gambá alcança o objetivo esperado. Espera-se que o aluno perceba o uso desses tipos de textos para busca de dados mais específicos e precisos.Dentro desta perspectiva, estimule as curiosidades deles, dizendo que existem muitas informações interessantes sobre o gambá, despertando a vontade neles de descobrir e aprender.
  • Antes de iniciar aula, faça a leitura prévia do verbete do gambá e da atividade proposta. Caso não consiga o acesso ao projetor, escreva o tema da aula no quadro e construa a tabela sugerida em papel metro antecipadamente,afixando-a no quadro e organize a sala em grupos de 4, colocando alunos com hipóteses de escritas diferentes, garantindo que todos participem das atividades que serão feitas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência