Atividade de impressão - Tabela sobre o gambá
Tabela sobre o gambá
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Papel A3 ou cartolina para a escrita do verbete do Gambá e da construção de tabela sobre o gambá.Lápis, borracha, atividade de impressão do verbete do gambá(clique aqui para acessar),atividade de impressão - modelo da tabela ( clique aqui para acessar), piloto e projetor para apresentação dos slides.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na leitura e consequente incompreensão da informação solicitada.
Referências sobre o assunto:
Tempo sugerido: 2 minuto.
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
5. Como a sala nesse momento já deve estar organizada em grupos, medeie para que um aluno que já esteja na hipótese alfabética faça os registros na tabela deles.
6. Após, realizar o registro das respostas pessoais da turma,convide-os para a próxima atividade:
Materiais complementares: Atividade de impressão - tabela.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Esta primeira parte do desenvolvimento deve durar de 10 a 15 minutos
5. Escute as ideias deles e retome a importância das imagens ou tabelas/ gráficos na compreensão dos verbetes, podendo trazer até informações que não são ditas no texto.
6. Estabeleça um prazo de 5 minutos para que cada integrante do grupo faça uma leitura silenciosa do verbete.Se em algum grupo tiver alunos que não tenha uma leitura autônoma, oriente para que os leitores fluentes assumam o papel de direcionar a leitura, oportunizando o momento para servir também de leitor modelo para aqueles que ainda estão no processo de aquisição da língua materna.
Materiais complementares: Verbete do gambá.
Orientações:
Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar 15-20 minutos.
Orientações:
Destaque o uso de termos mais técnico e específicos nos verbetes, visto que, essa é a linguagem usada em textos de divulgação científica.
Ouça as ideias dos alunos.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
No texto o aluno deve indicar que os gambás vivem em florestas na América do Sul, Central e ainda pode ser encontrado a espécie gambá-da- virgínia na América do Norte.
Espera-se que eles leiam a parte do texto onde o gambá tem focinho pontudo, nariz rosado e olhos pretos e brilhantes, medem apenas 15 centímetros de comprimento, podendo ser do tamanho gato doméstico e ainda têm pelagem rala, de cor acinzentada ou quase preta.
3. Depois dos registros feitos, faça a leitura das informações da tabela, destacando as informações que eles escreveram antes da leitura do verbete Esse momento é bastante oportuno pois eles irão também confrontar as ideias iniciais sobre o animal e perceber que aprenderam novas informações reais e técnicas.
Segue um exemplo da intervenção:
4. Em seguida, afixe-os nos murais das escolas ou nas parede dos corredores as produções dos grupos,permitindo que outros alunos tenham acesso às informações sobre o gambá, divulgando esse tipo de conhecimento mais específico.Ainda cabe aqui questioná-los sobre os verbetes:
Espera-se que eles concluam que foi através da leitura que eles obtiveram essas informações.
É importante que eles afirmem que no verbete, apesar de não trazerem o nome do autor, são informações reais , coletadas e divulgadas por cientistas.
Considerem se eles responderem que a busca do verbete ocorre quando surge uma curiosidade , para uma explicação e exposição sobre um determinado tema, podendo também para o preenchimento de uma ficha técnica do animal ou produção de painéis em feiras de conhecimentos.
Espera-se que os alunos percebam a função do gênero, alcançando a finalidade da aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Google Docs (tutorial disponível aqui);
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe as imagens do slide Introdução com os estudantes, seguindo as orientações do slide. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que eles respondam através de áudios. Deixe a atividade da aula, disponível aqui, impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie digitalmente para que imprimam.
Desenvolvimento
Continue a videochamada e o compartilhamento de tela, ou continue enviando, pelo canal de comunicação que estiver utilizando, as instruções e questionamentos da aula, de acordo com as orientações dos slides Desenvolvimento. Porém, em vez de dividir a turma em duplas, faça essa atividade coletivamente. Promova uma discussão fazendo os questionamentos de acordo com as orientações dos slides. Se não estiver em uma videochamada, peça que os estudantes enviem suas respostas através de áudios. Deixe a atividade principal da aula, disponível aqui, impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie digitalmente para que imprimam.
Fechamento
Se estiver em videochamada, compartilhe, através do Google Docs, a tabela do slide Fechamento. Vá preenchendo a tabela e fazendo os questionamentos e colocações, de acordo com as orientações do slide. Se não estiver em videochamada, grave áudios com os questionamentos e colocações, promovendo uma discussão; depois, compartilhe com os estudantes a tabela já preenchida.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acessar o site da Escola Britannica, disponível aqui, e procurar por um outro animal e um verbete sobre ele; depois, observar os aspectos que foram trabalhados na aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Leitura de verbete.
Finalidade da aula: Apresentar as informações coletadas através de leitura de verbete, explicando e destacando a sua função de instrução.
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbetes de enciclopédia infantil.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura.
Prática de linguagem:Leitura.
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF12LP17
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Papel A3 ou cartolina para a escrita do verbete do Gambá e da construção de tabela sobre o gambá.Lápis, borracha, atividade de impressão do verbete do gambá(clique aqui para acessar),atividade de impressão - modelo da tabela ( clique aqui para acessar), piloto e projetor para apresentação dos slides.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na leitura e consequente incompreensão da informação solicitada.
Referências sobre o assunto:
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: