Atividade para impressão - Campanha da introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Criando slogans publicitários para campanhas de conscientização
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, texto expositivo de divulgação científica e no campo de atuação vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: Slogans impressos e atividade complementar.
Dificuldades antecipadas:
Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização podem sentir dificuldade de ler a parte escrita dos textos dos slogans e/ou identificar a temática das campanhas, não conseguindo, ainda, criar novos slogans coerentes com a campanha em si.
Referências sobre o assunto:
BRITO, B. Desenvolvimento de campanha. Associação de Ensino Superior do Piauí. Piauí: Curso de comunicação, 2008. Disponível em: http://www.brenobrito.com/files/Des_Campanha-APOSTILA01-Campanha_Publicitaria.pdf. Acesso em: 16/10/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título para turma em voz alta.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Organize a turma em duplas, sentados em suas carteiras separados com espaço entre as duplas. Importante considerar as hipóteses de escrita das crianças, ao organizá-las nessas duplas.
- Entregue para cada dupla a campanha “Se liga, desliga” e peça para que uma aluno faça a leitura em voz alta (disponível aqui).
- Após a leitura, faça algumas perguntas:
- Qual é a temática dessa campanha? (espera-se que os alunos percebam que todas as peças/textos da campanha abordam a mesma questão: a necessidade de evitarmos o desperdício (de água e energia), adotando medidas simples, como “desligar” a torneira, televisão e a luz, isto é, busca levar seus leitores ao uso consciente desses recursos).
- Além da temática, o que há em comum nos textos da campanha, isto é, o que se repete? (espera-se que as crianças percebam a frase mote/slogan da campanha: “se liga, me desliga”, além da hastag que também se repete e enfatiza o slogan “Se liga, me desliga”. Caso haja curiosidade das crianças sobre o uso das hastags, comente que elas estão disponíveis em várias redes sociais, como o Facebook, Instagram, Google +, Pinterest e Youtube. Não apenas como uma ferramenta para organizar os conteúdos publicados nas redes sociais, mas como "armas publicitárias" entre as empresas e instituições que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e marketing).
- Qual é o nome dessa frase que se repete nas campanhas? (Espera-se que as crianças falem slogan).
- Qual é a função do slogan nas campanhas? (Espera-se que as crianças percebam que a frase resume a temática da campanha, sendo, também, seu título/chamada. Essa frase de efeito ajuda a formar uma identificação única da campanha, contribuindo para a construção da unidade da campanha, auxiliando no processo de persuasão, sendo um conceito guarda-chuva. A forma como está redigida e o local onde se encontra na campanha, favorecem para a atrair a atenção do leitor).
- Como, geralmente, essa frase é escrita? (Cores, formas das letras, tamanho etc.) (Espera-se que as crianças percebam que os slogans sempre são redigidos de forma a chamar a atenção do leitor. Assim, opta-se sempre por cores e formas que consigam dar esse destaque. Além disso, são frases curtas para serem de fácil memorização e ajudar na identificação da marca, fazendo relação com a empresa/objetivo da campanha).
- Vocês acham que a temática dessa campanha é importante? (Resposta pessoal, mas espera-se que os alunos compreendam que sim, pois a campanha está associada à preservação de recursos indispensáveis para a vida humana).
- E o que acharam do slogan utilizado? Acharam adequado? Criativo? (Resposta pessoal)
- Se vocês tivessem a possibilidade de modificar o slogan dessa campanha, vocês o modificariam? O que colocariam no lugar? (Resposta pessoal)
- Ouça 2 ou 3 alunos e siga para o desenvolvimento.
Materiais complementares: Campanha Se liga, me desliga!
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Entregue a atividade complementar às duplas (disponível aqui).
- Leia o enunciado da atividade em voz alta.
- Após a leitura, explique aos alunos que cada dupla deverá escolher duas das campanhas da atividade para criar um novo slogan, através de algumas questões:
- Vocês se lembram das campanhas desta atividade? (Espera-se que os alunos se lembrem, por serem campanhas já utilizadas em outras aulas)
- Conseguem identificar o slogan de cada uma delas? (Espera-se que os alunos consigam identificar, por serem campanhas de outras aulas)
- Quais campanhas vocês gostaram mais? Gostariam de modificar os slogans dessas? Ou, ainda, quais slogans vocês não gostaram e gostariam de modificar? (Resposta livre)
- Escolham 2 slogans para criarem. Lembrem-se de observar as temáticas das campanhas e como foi feito o slogan da campanha original, para assim elaborar um novo slogan.
- Quando todos as duplas terminarem a atividade, solicite que cada dupla faça uma exposição dos slogans elaborados. Para esse compartilhar, você pode chamá-los até a frente, pedir para que eles façam a leitura e depois exponham para o resto da turma, mostrando a atividade.
Materiais complementares: Atividade complementar.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Finalize a aula fazendo algumas questões sobre a realização da atividade, revisando alguns aspectos sobre slogan:
- O que vocês acharam da atividade? (resposta livre)
- Vocês acharam difícil criar um novo slogan para as campanhas? (Resposta pessoal)
- Em que vocês se apoiaram/se basearam para conseguirem criar um novo slogan? (resposta livre, mas espera-se que digam a temática e o slogan original da campanha. Podem, ainda, comentar que analisaram as imagens)
- Qual é mesmo a importância dos slogans para as campanhas publicitárias? (Espera-se que as crianças relembrem a função do slogan)
2. Recolha a atividade para realizar uma correção mais minuciosa. Em seguida, junto com as crianças, organize uma exposição das campanhas com os novos slogans criados.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Site sugerido para este plano adaptado:
Teste: você lembra deste slogan?, disponível aqui.
Introdução
A campanha “Se liga, desliga” está relacionada a esta aula, portanto, se for possível, organize em um mural do Padlet os três textos da campanha que abordam a mesma questão, para que leiam e analisem-nos individualmente, neste primeiro momento. Se não for possível, encaminhe as imagens pelo WhatsApp (disponíveis aqui).
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e, no Padlet, compartilhe sua tela com as imagens da campanha. Siga as orientações da introdução do plano original para promover a interação e explique que, em duplas, eles serão desafiados a escolher duas das campanhas da atividade para criarem um novo slogan. Para isso, faça alguns questionamentos do desenvolvimento do plano.
Fechamento
Por videochamada, finalize a aula fazendo algumas questões sobre a realização da atividade e revisando alguns aspectos sobre slogan.
Se optar pelo mural do Padlet, acompanhe a realização da atividade e esteja disponível para auxiliá-los e orientá-los, sendo possível, dessa forma, uma exposição virtual das produções. Se não, convide algumas duplas para socializarem a atividade pelo WhatsApp, por foto ou videochamada.
Convite às famílias
Use a memória e, junto com a criança, brinque fazendo um teste (disponível aqui) sobre slogans famosos de propagandas brasileiras. Você vai gostar, se divertir e auxiliar seu filho com o tema da aula!