Texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Receita: compreensão textual de textos escritos.
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita Culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), ficha de atividade, gêneros alimentícios (leite, laranja, maçã, açúcar, morango, banana e mamão).
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos poderão ainda não ter concluído seu processo de alfabetização e, portanto, necessitarão de auxílio nas atividades de leitura que serão propostas. Outra dificuldade apresentada poderá ser em relação ao reconhecimento de alguns elementos compositores do gênero abordado, em virtude do uso de imagens que substituem algumas palavras do texto.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.127 - 142. 2005.
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1.Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão explorar algumas receitas culinárias, descobrindo alguns itens e características comuns a esse gênero textual.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA