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Plano de aula: Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Lenda indígena

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero lendas indígenas e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Livro: YAMÃ, Y. Sehaypóri - O Livro Sagrado do Povo Saterê – Mawé. Ed. Peirópolis. 2007, Ilustrações impressas trabalhadas na obra e da capa do livro (caso não utilize os slides), cópias dos textos, cópias das atividades, caixa de presente média, cópias da ficha “Nossas descobertas…”

Informações sobre o gênero: Lendas indígenas são narrativas de tradição oral que falam sobre questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor… falam sobre erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida, questões nem sempre fáceis de serem elaboradas. No Brasil, essas lendas inicialmente foram escritas por não indígenas, no intuito de fazer conhecer essa cultura, em um momento histórico em que se buscava construir uma identidade nacional. Entretanto, esses primeiros escritos, de caráter folclórico, muitas vezes trouxeram ideias genéricas sobre os índios. Desde os anos 90, a literatura indígena, escrita pelos próprios índios, vem ganhando força, e é por meio dela que buscaremos proporcionar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural do país, além do distanciamento de pré-julgamentos baseados em visões estereotipadas e pejorativas. A leitura desses textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nessas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, cores, sensações...além de geralmente conter desenhos tradicionais (como os grafismos) e paratextos com informações adicionais relacionadas à cultura, língua e localização da etnia em questão. Esses textos literários provocam o imaginário e a fantasia, a curiosidade, sentido de descoberta e ao mesmo tempo promovem aprendizagens e questionamentos.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não se interessar pela leitura de lendas indígenas, por não estarem familiarizados com elas. Do mesmo modo podem não conhecer os grafismos (desenhos tradicionais nessa cultura) o que dificultará a ”leitura de imagens”. Nessa aula os alunos podem apresentar também dificuldade com o uso de pontuação nos diálogos e reconhecimento da substituição lexical e nominal como recurso de escrita. O uso dos sinônimos no texto torna-se difícil devido à limitação do vocabulário, quanto aos pronomes há uma incerteza de como utilizá-los. Haverá também, como desafio, a busca de palavras no dicionário, o que pode prolongar a atividade caso os alunos não estejam habituados com seu uso ou caso apresentem dificuldade em seguir a ordem alfabética.

Referências sobre o assunto: YAMÃ, Y. Sehaypóri - O Livro Sagrado do Povo Saterê – Mawé. Ed. Peirópolis. 2007.

JECUPÉ, Kaka Werá. História indígena do Brasil contada por um índio. São Paulo: Peirópolis, 1998.

Tema da aula
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Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

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