Plano de Aula

Plano de aula: Vlog de críticas

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que os autores falam sobre assuntos variados e depois os vloggers ou vlogueiros hospedam os vídeos em sites. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de assistir a dois vídeos com crítica oral sobre o filme Os Incríveis 2. Na aula anterior os alunos trabalharam com uma resenha crítica escrita sobre o filme Mulher-Maravilha.

Tanto a resenha crítica escrita quanto o Vlog de crítica são modalidades escrita e oral de gêneros textuais que circulam fora da escola, por isso é importante que os alunos conheçam esses gêneros para que possam utilizá-los com eficiência em uma comunicação eficaz.

Nesta aula espera-se que os alunos utilizem estratégias de leitura, como levantar hipóteses acerca do que podem encontrar no vídeo sobre o ponto de vista dos vlogueiros a respeito do filme, realizar inferências com base na expressão corporal/facial dos mesmos, na linguagem utilizada por eles e na escolha do vocabulário ao longo da apresentação do vídeo, bem como confirmar ou refutar as hipóteses iniciais após assistirem ao vídeo.

Espera-se também que os alunos comparem informações e críticas apresentadas nos dois vídeos e percebam semelhanças e diferenças entre as informações e as críticas sobre o filme. Para realizar a comparação é necessário ter uma percepção atenta e uma compreensão de comentários críticos, além de considerar simultaneamente várias informações e selecionar as que são relevantes, buscando evidências para confirmar as hipóteses. A partir da comparação, os alunos podem concluir qual dos vídeos é mais convincente, qual inspira mais confiança e justificar a escolha com base nas observações realizadas.

O acesso a ferramentas digitais colabora para que o aluno compreenda a função social do gênero Vlog de crítica, seu meio de circulação, contexto de produção e possa, em outro momento, planejar e produzir seu vídeo com resenha digital de crítica a um filme, livro, programa de TV, espetáculos, games e/ou brinquedos. Dessa forma, através da Língua Portuguesa espera-se que a escola forme, além de consumidores críticos de produtos digitais, alunos que possam ser também autores/produtores desses produtos.

Materiais necessários: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo.

Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c

Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA

Dificuldades antecipadas:

- Desconhecimento do gênero Vlog.

- Dificuldade para identificar as semelhanças e diferenças nas opiniões que dois vlogueiros expressam sobre um mesmo filme.

- Dificuldade em relacionar as ideias apresentadas nos vídeos.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em 01/08/2018

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em 30/07/2018

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras. 2004. > Acesso em 02/08/2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que serão apresentados dois vídeos sobre o filme Os Incríveis 2 para conhecerem outra forma de expressar opinião em vídeos gravados e publicados na internet. Na aula anterior foi apresentada uma resenha crítica escrita sobre filme e nesta aula os alunos terão a oportunidade de assistir a um vídeo com uma resenha crítica oral. Tanto a resenha crítica escrita quanto o Vlog de crítica são modalidades escrita e oral de gêneros textuais que circulam fora da escola, por isso é importante que os alunos conheçam esses gêneros para que possam utilizá-los com eficiência e ética para uma comunicação eficaz.

Materiais necessários: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo. Computador com acesso à internet.

Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c

Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos