Orientações sobre os vídeos
Orientações sobre os vídeos
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que os autores falam sobre assuntos variados e depois os vloggers ou vlogueiros hospedam os vídeos em sites. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de assistir a dois vídeos com crítica oral sobre o filme Os Incríveis 2. Na aula anterior os alunos trabalharam com uma resenha crítica escrita sobre o filme Mulher-Maravilha.
Tanto a resenha crítica escrita quanto o Vlog de crítica são modalidades escrita e oral de gêneros textuais que circulam fora da escola, por isso é importante que os alunos conheçam esses gêneros para que possam utilizá-los com eficiência em uma comunicação eficaz.
Nesta aula espera-se que os alunos utilizem estratégias de leitura, como levantar hipóteses acerca do que podem encontrar no vídeo sobre o ponto de vista dos vlogueiros a respeito do filme, realizar inferências com base na expressão corporal/facial dos mesmos, na linguagem utilizada por eles e na escolha do vocabulário ao longo da apresentação do vídeo, bem como confirmar ou refutar as hipóteses iniciais após assistirem ao vídeo.
Espera-se também que os alunos comparem informações e críticas apresentadas nos dois vídeos e percebam semelhanças e diferenças entre as informações e as críticas sobre o filme. Para realizar a comparação é necessário ter uma percepção atenta e uma compreensão de comentários críticos, além de considerar simultaneamente várias informações e selecionar as que são relevantes, buscando evidências para confirmar as hipóteses. A partir da comparação, os alunos podem concluir qual dos vídeos é mais convincente, qual inspira mais confiança e justificar a escolha com base nas observações realizadas.
O acesso a ferramentas digitais colabora para que o aluno compreenda a função social do gênero Vlog de crítica, seu meio de circulação, contexto de produção e possa, em outro momento, planejar e produzir seu vídeo com resenha digital de crítica a um filme, livro, programa de TV, espetáculos, games e/ou brinquedos. Dessa forma, através da Língua Portuguesa espera-se que a escola forme, além de consumidores críticos de produtos digitais, alunos que possam ser também autores/produtores desses produtos.
Materiais necessários: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo.
Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA Dificuldades antecipadas: - Desconhecimento do gênero Vlog. - Dificuldade para identificar as semelhanças e diferenças nas opiniões que dois vlogueiros expressam sobre um mesmo filme. - Dificuldade em relacionar as ideias apresentadas nos vídeos. Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em 01/08/2018 KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em 30/07/2018 SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras. 2004. > Acesso em 02/08/2018
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Materiais necessários: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo. Computador com acesso à internet.
Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo. Computador com acesso à internet.
Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA <Acesso em 22 de julho de 2018
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Vídeo 1 (6min45), disponível aqui;
Vídeo 2 (8min15), disponível aqui.
- Opcionais:
Ferramentas de videochamada, como Google Meets, Hangouts etc.
Introdução
Envie aos alunos, por WhatsApp, um vídeo, áudio ou mensagem de texto contextualizando a atividade. Diga que você enviará dois vídeos com crítica oral sobre o filme "Os Incríveis 2", e oriente-os a antecipar o conteúdo dos vídeos. Use as questões propostas no slide Introdução do plano de aula, mas foque nas que ajudarão a dar ênfase nas antecipações e na análise dos vídeos, para evitar uma grande quantidade de questões. Envie o link dos vídeos pelo WhatsApp.
Desenvolvimento
Complemente a atividade proposta no Desenvolvimento com as questões sugeridas para discussão:
- Qual é a finalidade desses vídeos, na sua opinião?
- Será que o autor preparou antes o que falou ou fez tudo de improviso?
- Quem vocês imaginam que procura esse tipo de vídeo para assistir?
- Quais foram as opiniões positivas e quais foram as negativas emitidas por cada um dos youtubers sobre o filme?
- De acordo com cada um dos vídeos, vale a pena assistir ao filme "Os Incríveis 2"?
- Qual dos vídeos você considera mais convincente? Por quê?
Envie a proposta de atividade pelo WhatsApp, e proponha que os alunos assistam aos vídeos e respondam a atividade sobre o vídeo.
Fechamento
Proponha aos alunos que gravem um áudio ou escrevam sobre as duas questões apresentadas no Fechamento da aula. Caso seja possível, faça uma chamada de vídeo com a turma, usando ferramentas como o Google Meets, e solicite que falem sobre os vídeos, trocando opiniões sobre suas análises.
Convite às famílias
Que tal sugerir aos alunos bater um papo com seus familiares sobre críticas de filmes? Será que alguém da família lê ou assiste a uma resenha antes de escolher um filme para assistir? Proponha que leiam ou assistam a uma resenha e, depois, que assistam juntos ao filme.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosemary Silva
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Vlog de críticas
Finalidade da aula:- Assistir a Vlogs argumentativos e compreendê-los com autonomia e estabelecer expectativas em função dos recursos multimodais próprios de textos digitais.- Compreender a função do Vlog de crítica, comparando críticas em vídeos diferentes sobre um mesmo filme e avaliando qual é mais confiável e por quê.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha Crítica / Vlog infantil de crítica
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura.
Prática de linguagem: Leitura/Escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF05LP15, EF05LP16
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que os autores falam sobre assuntos variados e depois os vloggers ou vlogueiros hospedam os vídeos em sites. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de assistir a dois vídeos com crítica oral sobre o filme Os Incríveis 2. Na aula anterior os alunos trabalharam com uma resenha crítica escrita sobre o filme Mulher-Maravilha.
Tanto a resenha crítica escrita quanto o Vlog de crítica são modalidades escrita e oral de gêneros textuais que circulam fora da escola, por isso é importante que os alunos conheçam esses gêneros para que possam utilizá-los com eficiência em uma comunicação eficaz.
Nesta aula espera-se que os alunos utilizem estratégias de leitura, como levantar hipóteses acerca do que podem encontrar no vídeo sobre o ponto de vista dos vlogueiros a respeito do filme, realizar inferências com base na expressão corporal/facial dos mesmos, na linguagem utilizada por eles e na escolha do vocabulário ao longo da apresentação do vídeo, bem como confirmar ou refutar as hipóteses iniciais após assistirem ao vídeo.
Espera-se também que os alunos comparem informações e críticas apresentadas nos dois vídeos e percebam semelhanças e diferenças entre as informações e as críticas sobre o filme. Para realizar a comparação é necessário ter uma percepção atenta e uma compreensão de comentários críticos, além de considerar simultaneamente várias informações e selecionar as que são relevantes, buscando evidências para confirmar as hipóteses. A partir da comparação, os alunos podem concluir qual dos vídeos é mais convincente, qual inspira mais confiança e justificar a escolha com base nas observações realizadas.
O acesso a ferramentas digitais colabora para que o aluno compreenda a função social do gênero Vlog de crítica, seu meio de circulação, contexto de produção e possa, em outro momento, planejar e produzir seu vídeo com resenha digital de crítica a um filme, livro, programa de TV, espetáculos, games e/ou brinquedos. Dessa forma, através da Língua Portuguesa espera-se que a escola forme, além de consumidores críticos de produtos digitais, alunos que possam ser também autores/produtores desses produtos.
Materiais necessários: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo.
Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c <Acesso em 22 de julho de 2018
Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA <Acesso em 22 de julho de 2018
Dificuldades antecipadas:
- Desconhecimento do gênero Vlog.
- Dificuldade para identificar as semelhanças e diferenças nas opiniões que dois vlogueiros expressam sobre um mesmo filme.
- Dificuldade em relacionar as ideias apresentadas nos vídeos.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em 01/08/2018
KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em 30/07/2018
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras. 2004. > Acesso em 02/08/2018
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: