Orientações sobre os vídeos
Orientações sobre os vídeos
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que os autores falam sobre assuntos variados e depois os vloggers ou vlogueiros hospedam os vídeos em sites. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de assistir a dois vídeos com crítica oral sobre o filme Os Incríveis 2. Na aula anterior os alunos trabalharam com uma resenha crítica escrita sobre o filme Mulher-Maravilha.
Tanto a resenha crítica escrita quanto o Vlog de crítica são modalidades escrita e oral de gêneros textuais que circulam fora da escola, por isso é importante que os alunos conheçam esses gêneros para que possam utilizá-los com eficiência em uma comunicação eficaz.
Nesta aula espera-se que os alunos utilizem estratégias de leitura, como levantar hipóteses acerca do que podem encontrar no vídeo sobre o ponto de vista dos vlogueiros a respeito do filme, realizar inferências com base na expressão corporal/facial dos mesmos, na linguagem utilizada por eles e na escolha do vocabulário ao longo da apresentação do vídeo, bem como confirmar ou refutar as hipóteses iniciais após assistirem ao vídeo.
Espera-se também que os alunos comparem informações e críticas apresentadas nos dois vídeos e percebam semelhanças e diferenças entre as informações e as críticas sobre o filme. Para realizar a comparação é necessário ter uma percepção atenta e uma compreensão de comentários críticos, além de considerar simultaneamente várias informações e selecionar as que são relevantes, buscando evidências para confirmar as hipóteses. A partir da comparação, os alunos podem concluir qual dos vídeos é mais convincente, qual inspira mais confiança e justificar a escolha com base nas observações realizadas.
O acesso a ferramentas digitais colabora para que o aluno compreenda a função social do gênero Vlog de crítica, seu meio de circulação, contexto de produção e possa, em outro momento, planejar e produzir seu vídeo com resenha digital de crítica a um filme, livro, programa de TV, espetáculos, games e/ou brinquedos. Dessa forma, através da Língua Portuguesa espera-se que a escola forme, além de consumidores críticos de produtos digitais, alunos que possam ser também autores/produtores desses produtos.
Materiais necessários: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo.
Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA Dificuldades antecipadas: - Desconhecimento do gênero Vlog. - Dificuldade para identificar as semelhanças e diferenças nas opiniões que dois vlogueiros expressam sobre um mesmo filme. - Dificuldade em relacionar as ideias apresentadas nos vídeos. Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em 01/08/2018 KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em 30/07/2018 SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras. 2004. > Acesso em 02/08/2018
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Materiais necessários: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo. Computador com acesso à internet.
Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).