Plano de aula: Texto fatiado - Lenda indígena

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Lenda indígena

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero lendas indígenas e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Livro “IRAKISU - o menino criador” de Renê Kithãulu (Caso não disponha do livro, utilize o material complementar para impressão), texto fatiado “KANATA WENJAUSU - A origem da noite”, envelopes, vídeo - Povos indígenas, um depoimento do índio escritor que coordenou este livro (Daniel Munduruk)u https://www.youtube.com/watch?v=J_cwwHRhRw4

Informações sobre o gênero: Lendas indígenas são narrativas de tradição oral que falam sobre questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor… falam sobre erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida, questões nem sempre fáceis de serem elaboradas. No Brasil, essas lendas inicialmente foram escritas por não indígenas, no intuito de fazer conhecer essa cultura, em um momento histórico em que se buscava construir uma identidade nacional. Entretanto, esses primeiros escritos, de caráter folclórico, muitas vezes trouxeram ideias genéricas sobre os índios. Desde os anos 90, a literatura indígena escrita pelos próprios índios vem ganhando força, e é por meio dela que buscaremos proporcionar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural do país, além do distanciamento de pré-julgamentos baseados em visões estereotipadas e pejorativas. Portanto, a leitura desses textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nessas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, olfato, tato e sensações que podem ser mais bem descritas por quem de fato viveu ou esteve mais próximo dessas experiências. Além de geralmente conter desenhos tradicionais (como os grafismos) e paratextos com informações adicionais relacionadas à cultura, língua e localização da etnia em questão. Esses textos literários provocam o imaginário e a fantasia, a curiosidade, sentido de descoberta e ao mesmo tempo promovem aprendizagens e questionamentos.

Dificuldades antecipadas: Surgirá uma curiosidade natural dos alunos pelo vocabulário indígena, mas haverá dificuldade na pronúncia e entendimento das palavras em outro idioma, já que não fazem parte do nosso cotidiano. Esse é um momento de descoberta. Pode haver dificuldade também em estabelecer relações entre as partes do texto fatiado, levando em consideração que não conhecem a sequência da história. Pode ser que os alunos invertam os trechos do texto ao sequenciá-lo, esta atividade exigirá muita análise e observação de marcadores temporais e indícios sobre o que vem antes e depois na história. O trabalho em grupo servirá de apoio para os alunos que apresentam mais dificuldade de leitura.

Referências sobre o assunto: ARAUJO, Djario Dias. Lendas na sala de aula: resgatando a cultura popular. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.79 – 90.

Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos