Tabela para imprimir
Tabela para imprimir
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Cópias dos textos ou materiais para projeção, canetinhas e cartolinas
Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.
Referências sobre o assunto: CALIL, E. Lendo e produzindo textos científicos. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 166 - 170. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Anuncie o título e converse com os alunos sobre o que eles podem aprender na aula.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
3. Comente com os alunos que para responder perguntas de natureza científica os estudiosos recorrem a experiências e observações, gerando relatórios científicos que ajudarão outras pessoas a entender os fenômenos da natureza e os animais.
4. Anote no quadro as hipóteses dos alunos em relação a importância das minhocas para a natureza. ( Utilizaremos para o fechamento da aula)
5. Mostre o site para os alunos onde circulam os textos científicos. Um exemplo é a revista Ciência Hoje para Crianças acesse : http://chc.org.br/
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Caso os alunos queiram saber mais sobre a vida das minhocas, projete o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=mdtSpBbRLgU
Tabela para impressão clique aqui.
Resolução da atividade clique aqui.
Orientações:
Materiais complementares:
Para saber mais sobre leitura compartilhada: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora
O que é um minhocário doméstico?, Gabriela Portilho, disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-um-minhocario-domestico/
Orientações:
Materiais complementares:
Para saber mais sobre leitura compartilhada: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora
Fonte: blog biowash, disponível em: http://blog.biowash.com.br/entenda-as-diferencas-entre-minhocario-e-composteira-7/
Orientações:
Materiais complementares:
Para saber mais sobre leitura compartilhada: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora
Implantação e manejo de minhocário de baixo custo, Gheysa Julio Pinto e Fernando Teruhiko Hata, disponível em: http://www.unitrabalho.uem.br/administracao/bd_livros/arquivos/010814093440-2.pdf
Tempo sugerido: 13 min
Orientações:
Materiais complementares: Para saber mais sobre a multimodalidade presente em um cartaz acesse: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3413/2563
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Site “Ciência Hoje”, disponível aqui;
Quadro para análise, disponível aqui;
Texto 1, disponível aqui;
Texto 2, disponível aqui.
Introdução
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, a foto proposta no slide de introdução, e lhes envie as perguntas sugeridas nas orientações do plano. Depois que responderem, compartilhe o link do site “Ciência Hoje” para que o explorem livremente.
Desenvolvimento
Compartilhe o texto 1 por e-mail ou WhatsApp. Oriente os alunos por áudio, pelo mesmo canal. Envie, pelo WhatsApp, as perguntas sugeridas nas orientações do plano, e incentive os alunos a levantarem hipóteses sobre o assunto e o gênero do texto. Procure manter uma conversa sobre cada texto pelo WhatsApp, com as perguntas propostas nas orientações do plano, garantindo que os alunos estejam compreendendo o assunto. Em seguida, envie o quadro de análise e oriente o aluno a preenchê-lo de acordo com o texto lido.
Siga o mesmo procedimento com os outros dois textos. Você pode acompanhar a produção dos alunos e, se for preciso, enviar orientações pelos comentários diretamente no documento. Se preferir, organize uma videochamada pelo Google Meet, faça a leitura, com os alunos, dos três textos e converse com eles destacando as questões propostas no plano para a atividade, preenchendo o quadro de análise dos textos de forma coletiva.
Fechamento
Elabore um quadro com as perguntas sugeridas nas orientações do plano em um documento do Google. Organize os alunos em grupos, separe um texto para cada grupo e oriente-os, pelo WhatsApp, a preencherem o quadro com as conclusões. Compartilhe o quadro por e-mail ou WhatsApp, um para cada grupo, para que eles possam trabalhar de forma colaborativa no documento e você possa acompanhar e orientar, se necessário, no próprio documento, através dos comentários.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero explorando o site indicado na atividade e conversando com a criança sobre os assuntos abordados.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Lendo texto científico
Finalidade da aula: Ler textos científicos, compreendendo a situação comunicativa, suporte de circulação, estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Relato e protocolos de experimentos científicos.
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos / Estratégias de leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01 e EF15LP02
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Cópias dos textos ou materiais para projeção, canetinhas e cartolinas
Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.
Referências sobre o assunto: CALIL, E. Lendo e produzindo textos científicos. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 166 - 170. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: