Quebra-cabeça para impressão
Quebra-cabeça para impressão
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.
Materiais necessários: computador e projetor multimídia, cópias do quebra-cabeça com a foto de uma peça de teatro sendo encenada, envelopes com adivinhas e 1 cartolina para registro de sistematização.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas: Em geral, os alunos têm pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode dificultar a leitura da imagem e consequentemente a montagem do quebra-cabeça. Tendo isso em vista, o contorno das peças do quebra-cabeça não foi pré-definido. O recorte que o professor fará, vai conferir maior ou menor grau de complexidade à atividade. Os alunos também podem apresentar dificuldades em encontrar as palavras que completem as adivinhas por ter tido pouco ou nenhum contato com o gênero dramático. Se achar conveniente, um banco de palavras pode ser disponibilizado para que sirva como um apoio para a atividade.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952
Prepare-se para cenas dramáticas - disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas - acessado em 21 de julho de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).