Quebra-cabeça para impressão
Quebra-cabeça para impressão
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.
Materiais necessários: computador e projetor multimídia, cópias do quebra-cabeça com a foto de uma peça de teatro sendo encenada, envelopes com adivinhas e 1 cartolina para registro de sistematização.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas: Em geral, os alunos têm pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode dificultar a leitura da imagem e consequentemente a montagem do quebra-cabeça. Tendo isso em vista, o contorno das peças do quebra-cabeça não foi pré-definido. O recorte que o professor fará, vai conferir maior ou menor grau de complexidade à atividade. Os alunos também podem apresentar dificuldades em encontrar as palavras que completem as adivinhas por ter tido pouco ou nenhum contato com o gênero dramático. Se achar conveniente, um banco de palavras pode ser disponibilizado para que sirva como um apoio para a atividade.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952
Prepare-se para cenas dramáticas - disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas - acessado em 21 de julho de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: A atividade será introduzida a partir da montagem de um quebra-cabeça que irá antecipar informações sobre o gênero dramático. A imagem para o quebra-cabeça está disponível nos materiais complementares para a impressão. É interessante que ela esteja impressa ou colada em um papel com gramatura maior. Caso não seja possível a impressão, pode-se procurar fotografias em revistas ou jornais, com anúncios de peças teatrais, e utilizar como quebra-cabeça.
Materiais complementares:
Orientações:
Comentários: Promova uma discussão em que seja possível os alunos refletirem sobre a duplicidade de sentidos existentes nessas perguntas. Assim valide respostas de ambos os tipos: diante da pergunta “o que estão vendo?” os alunos podem por exemplo dizer que estão vendo atores encenando uma peça, enquanto outros vão dizer que estão vendo a branca de neve e outros personagens. Quanto a pergunta “onde é possível encontrar essa cena?” o mesmo pode ocorrer, alguns vão dizer que é “no Teatro” enquanto outros podem dizer “na floresta”, fazendo alusão a representação do que estão vendo. Com relação a última pergunta “para quem o texto foi produzido?” pode surgir como resposta “para atores encenarem” ou “para o público que vai ao Teatro”, esclareça que o texto é produzido para os atores lerem e ensaiarem, mas que tem o intuito de chegar até o público em forma de encenação. Cuide para que não haja respostas certas ou erradas, oriente sempre no sentido de melhorar a elaboração das ideias.
2. Essa atividade de identificação do gênero, a partir da imagem, será uma abertura e um levantamento de hipóteses sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm acerca do gênero. As perguntas para guiar a interpretação e compreensão da imagem são importantes, pois são como uma guia à construção do pensamento desses alunos. Em algumas turmas, pode acontecer de não serem necessárias tantas perguntas, os alunos podem ir comentando o que já conhecem desse gênero, mas, em outras, o trabalho do professor conduzindo a atividade será essencial.
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide com as orientações para a tarefa a ser realizada pelos grupos de alunos. Caso não consiga imprimir, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as instruções para os alunos.
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Projete o slide com as orientações para a discussão a ser realizada pelos grupos de alunos. Caso não consiga imprimir, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as questões para os alunos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Imagem da introdução, disponível aqui;
Adivinhas com respostas, disponíveis aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a imagem da introdução do plano original, disponível aqui. Envie as seguintes perguntas: “O que vocês veem na foto? Onde podemos encontrar essa cena? O que a pessoa da foto está fazendo? Para quem vocês acham que ela está se apresentando?” Peça que respondam no grupo de mensagens da turma, de modo que possam compartilhar suas ideias e hipóteses sobre o gênero que começarão a estudar: o gênero dramático. Contudo, não antecipe o nome do gênero, deixe para fazer isso no fechamento da aula.
Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, um jogo de adivinhas. Se puder entregar o material impresso, recorte as perguntas e respostas (sem a numeração), peça que façam as associações e colem-nas no caderno. Se não puder imprimir o material, copie o texto das adivinhas, que está em PDF, e cole-o em um documento do Word ou do Google Docs (neste caso, selecione a opção “enviar uma cópia para cada aluno”, para não ocorrer de todos editarem o mesmo arquivo). Lembre-se de criar, nesse mesmo documento, um banco de respostas (sem a númeração que aparece no arquivo original). Solicite que digitem as respostas logo após cada adivinha. Estipule um prazo para o término da tarefa e envio das respostas a você.
Fechamento
Convide os estudantes para uma videochamada em que vocês possam fazer a correção coletiva dessa atividade. Compartilhe sua tela com as adivinhas e vá registrando as respostas deles, mediando eventuais equívocos. Caso não seja possível fazer a videochamada, envie o arquivo original, que traz as adivinhas e as respostas numeradas, e peça que os estudantes o comparem com o que fizeram, autocorrigindo-se.
Em ambos os casos, proponha mais alguns questionamentos, estimulando que pensem sobre algumas das características do gênero dramático: “É possível visualizar os elementos que eram respostas às adivinhas na imagem que enviamos no início da aula? (É possível visualizar máscara, figurino, cenário, atriz e encenação.) Vocês conhecem esse gênero textual? Sabem como se chama? (É o gênero dramático.) Imaginam qual é o objetivo do gênero? (Ser encenado.) Sabem para quem se dirigem os textos desse gênero? (Para os atores e para o público.)" É importante, entretanto, fazer a distinção entre o texto escrito, que, de modo geral, se dirige apenas para os atores que vão ensaiar a peça, e o texto oral, que é o que chega ao público em forma de encenação (e não como leitura).
Se estiverem em videochamada, solicite que os estudantes respondam às perguntas na hora e depois anotem suas descobertas no caderno. Caso contrário, estipule um prazo para o envio das respostas e dê uma devolutiva para toda a turma, pontuando características importantes do gênero e solicitando igualmente que façam anotações no caderno.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a conversar com as crianças sobre o Teatro. Será que na cidade em que moram tem teatro? Conhecem alguém que seja ator ou atriz? Já foram assistir a alguma peça? O que acharam? Se algum membro da família tiver atuado ou participado da produção de uma peça, pode inclusive combinar com o professor de participar de alguma aula por vídeochamada, contando sua experiência e respondendo às dúvidas das crianças.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.
Materiais necessários: computador e projetor multimídia, cópias do quebra-cabeça com a foto de uma peça de teatro sendo encenada, envelopes com adivinhas e 1 cartolina para registro de sistematização.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas: Em geral, os alunos têm pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode dificultar a leitura da imagem e consequentemente a montagem do quebra-cabeça. Tendo isso em vista, o contorno das peças do quebra-cabeça não foi pré-definido. O recorte que o professor fará, vai conferir maior ou menor grau de complexidade à atividade. Os alunos também podem apresentar dificuldades em encontrar as palavras que completem as adivinhas por ter tido pouco ou nenhum contato com o gênero dramático. Se achar conveniente, um banco de palavras pode ser disponibilizado para que sirva como um apoio para a atividade.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952
Prepare-se para cenas dramáticas - disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas - acessado em 21 de julho de 2018.Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: