Atividade sobre o texto
Atividade sobre o texto
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura, prática de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
O gênero visitado nesta aula é uma notícia (De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo), texto da esfera jornalística sobre um fato polêmico que gerou muita discussão por suscitar opiniões divergentes a respeito do assunto. Essa notícia instiga a manifestação de pontos de vista diferentes sobre o assunto; é muito importante encorajar os alunos a exercitarem o direito de expressar opiniões sobre questões polêmicas do cotidiano, além de oferecer a oportunidade para ouvir e respeitar opiniões diferentes, compreender que cada pessoa tem o direito de ter a sua opinião, expressá-la com respeito e tê-la respeitada.
A notícia informa, ajuda a formar a opinião do público leitor e permite a reprodução, em sala de aula, das práticas sociais de leitura que o aluno encontrará fora da escola. Utilizar a notícia como objeto de ensino permite também a compreensão da polifonia existente nesse gênero textual, reconhecer as diferentes vozes presentes no texto leva ao entendimento de como os sujeitos se colocam diante do fato noticiado. Embora a notícia utilizada nesta aula tenha sido publicada em 2013, o assunto de que trata é bem atual e possibilita que a leitura e a discussão do assunto contribuam para o desenvolvimento do olhar crítico dos alunos em relação à influência dos acontecimentos na vida das pessoas.
Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola. Se na escola sua não houver possibilidade de utilizar computador com acesso à internet durante a aula, imprima o texto ou projete os slides em telão.
Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME. Disponível em:
https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/ Materiais necessários: Telão e computador com acesso à internet. Texto impresso. Atividade impressa. Informações sobre o gênero: Segundo João Canavilhas, “a redação da notícia começa pelos dados mais importantes: a resposta às perguntas o quê, quem, onde, como, quando e por quê, seguidas de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse. Essa técnica é chamada de pirâmide invertida. De acordo com esse autor, no webjornalismo o uso da técnica da pirâmide invertida limita a organização de uma notícia aberta e de livre navegação em que o jornalista pode oferecer novos horizontes de leitura, através de ligações entre pequenos textos e outros elementos de multimídia”. Exemplo disso na notícia desta aula são as palavras em vermelho que levam a outros textos, possibilitando vários percursos de leitura. O leitor de notícia na Web tem a liberdade de escolher o percurso de leitura que desejar. Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade para entender o que é sexismo. Durante as discussões, alguns alunos podem apresentar dificuldade para expressar o que pensam e outros podem querer falar sempre primeiro e não respeitar a vez do colega. À medida em que os estudantes participam de discussões em que possam se expressar e ouvir o outro, desenvolvem uma postura mais ativa e respeitosa para se posicionarem criticamente diante de fatos ou situações e exercerem plenamente sua cidadania. Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em: 01/08/2018 CANAVILHAS, João. Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em: 30/07/2018
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que na aula de hoje será feita leitura e discussão de uma notícia sobre sexismo e brinquedos infantis.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOSEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).