Plano de aula: Compreensão leitora

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura, prática de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

O gênero visitado nesta aula é uma notícia (De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo), texto da esfera jornalística sobre um fato polêmico que gerou muita discussão por suscitar opiniões divergentes a respeito do assunto. Essa notícia instiga a manifestação de pontos de vista diferentes sobre o assunto; é muito importante encorajar os alunos a exercitarem o direito de expressar opiniões sobre questões polêmicas do cotidiano, além de oferecer a oportunidade para ouvir e respeitar opiniões diferentes, compreender que cada pessoa tem o direito de ter a sua opinião, expressá-la com respeito e tê-la respeitada.

A notícia informa, ajuda a formar a opinião do público leitor e permite a reprodução, em sala de aula, das práticas sociais de leitura que o aluno encontrará fora da escola. Utilizar a notícia como objeto de ensino permite também a compreensão da polifonia existente nesse gênero textual, reconhecer as diferentes vozes presentes no texto leva ao entendimento de como os sujeitos se colocam diante do fato noticiado. Embora a notícia utilizada nesta aula tenha sido publicada em 2013, o assunto de que trata é bem atual e possibilita que a leitura e a discussão do assunto contribuam para o desenvolvimento do olhar crítico dos alunos em relação à influência dos acontecimentos na vida das pessoas.

Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola. Se na escola sua não houver possibilidade de utilizar computador com acesso à internet durante a aula, imprima o texto ou projete os slides em telão.

Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME. Disponível em:

Materiais necessários:

Telão e computador com acesso à internet.

Texto impresso.

Atividade impressa.

Informações sobre o gênero: Segundo João Canavilhas, “a redação da notícia começa pelos dados mais importantes: a resposta às perguntas o quê, quem, onde, como, quando e por quê, seguidas de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse. Essa técnica é chamada de pirâmide invertida. De acordo com esse autor, no webjornalismo o uso da técnica da pirâmide invertida limita a organização de uma notícia aberta e de livre navegação em que o jornalista pode oferecer novos horizontes de leitura, através de ligações entre pequenos textos e outros elementos de multimídia”.

Exemplo disso na notícia desta aula são as palavras em vermelho que levam a outros textos, possibilitando vários percursos de leitura. O leitor de notícia na Web tem a liberdade de escolher o percurso de leitura que desejar.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para entender o que é sexismo.

Durante as discussões, alguns alunos podem apresentar dificuldade para expressar o que pensam e outros podem querer falar sempre primeiro e não respeitar a vez do colega. À medida em que os estudantes participam de discussões em que possam se expressar e ouvir o outro, desenvolvem uma postura mais ativa e respeitosa para se posicionarem criticamente diante de fatos ou situações e exercerem plenamente sua cidadania.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em: 01/08/2018

CANAVILHAS, João. Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada. Disponível em:

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em: 30/07/2018

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que na aula de hoje será feita leitura e discussão de uma notícia sobre sexismo e brinquedos infantis.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos