Atividade sobre o texto
Atividade sobre o texto
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura, prática de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
O gênero visitado nesta aula é uma notícia (De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo), texto da esfera jornalística sobre um fato polêmico que gerou muita discussão por suscitar opiniões divergentes a respeito do assunto. Essa notícia instiga a manifestação de pontos de vista diferentes sobre o assunto; é muito importante encorajar os alunos a exercitarem o direito de expressar opiniões sobre questões polêmicas do cotidiano, além de oferecer a oportunidade para ouvir e respeitar opiniões diferentes, compreender que cada pessoa tem o direito de ter a sua opinião, expressá-la com respeito e tê-la respeitada.
A notícia informa, ajuda a formar a opinião do público leitor e permite a reprodução, em sala de aula, das práticas sociais de leitura que o aluno encontrará fora da escola. Utilizar a notícia como objeto de ensino permite também a compreensão da polifonia existente nesse gênero textual, reconhecer as diferentes vozes presentes no texto leva ao entendimento de como os sujeitos se colocam diante do fato noticiado. Embora a notícia utilizada nesta aula tenha sido publicada em 2013, o assunto de que trata é bem atual e possibilita que a leitura e a discussão do assunto contribuam para o desenvolvimento do olhar crítico dos alunos em relação à influência dos acontecimentos na vida das pessoas.
Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola. Se na escola sua não houver possibilidade de utilizar computador com acesso à internet durante a aula, imprima o texto ou projete os slides em telão.
Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME. Disponível em:
https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/ Materiais necessários: Telão e computador com acesso à internet. Texto impresso. Atividade impressa. Informações sobre o gênero: Segundo João Canavilhas, “a redação da notícia começa pelos dados mais importantes: a resposta às perguntas o quê, quem, onde, como, quando e por quê, seguidas de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse. Essa técnica é chamada de pirâmide invertida. De acordo com esse autor, no webjornalismo o uso da técnica da pirâmide invertida limita a organização de uma notícia aberta e de livre navegação em que o jornalista pode oferecer novos horizontes de leitura, através de ligações entre pequenos textos e outros elementos de multimídia”. Exemplo disso na notícia desta aula são as palavras em vermelho que levam a outros textos, possibilitando vários percursos de leitura. O leitor de notícia na Web tem a liberdade de escolher o percurso de leitura que desejar. Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade para entender o que é sexismo. Durante as discussões, alguns alunos podem apresentar dificuldade para expressar o que pensam e outros podem querer falar sempre primeiro e não respeitar a vez do colega. À medida em que os estudantes participam de discussões em que possam se expressar e ouvir o outro, desenvolvem uma postura mais ativa e respeitosa para se posicionarem criticamente diante de fatos ou situações e exercerem plenamente sua cidadania. Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em: 01/08/2018 CANAVILHAS, João. Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em: 30/07/2018
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que na aula de hoje será feita leitura e discussão de uma notícia sobre sexismo e brinquedos infantis.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME.com, disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/ Materiais complementares: Clique aqui para imprimir o texto De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet durante as aulas. Clique aqui para imprimir as atividades. Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações para os slides 4 e 5:
Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME.com, disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/ Materiais complementares: Clique aqui para imprimir o texto De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet durante as aulas. Clique aqui para imprimir as atividades. Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.
Orientações para os slides 4 e 5:
Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME.com, disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/ Materiais complementares: Clique aqui para imprimir o texto De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet durante as aulas. Clique aqui para imprimir as atividades. Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.
Orientações para os slides 5 e 6:
Materiais complementares:
Clique aqui para imprimir as atividades.
Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.
Orientações para os slides 5 e 6:
Materiais complementares:
Clique aqui para imprimir as atividades.
Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Canal de comunicação: WhatsApp;
Texto para leitura: notícia disponível aqui;
Atividade proposta no plano, disponível aqui.
- Opcionais:
Ferramenta de videochamada, como WhatsApp, Google Meets, Hangouts etc.
Introdução: Sexismo? O que você pensa sobre isso?
Envie o texto aos alunos pelo WhatsApp junto a um pequeno vídeo ou áudio orientando sobre a atividade. Peça aos alunos que leiam apenas o título principal e o título auxiliar, e oriente que reflitam sobre o texto. Para isso, utilize as questões propostas na Introdução do plano de aula.
Desenvolvimento:
Proponha aos alunos que leiam o texto completo e reflitam sobre o que pensaram a partir do título com as questões iniciais. Oriente que voltem a ler o texto grifando trechos que os ajudem a responder às questões. Utilize apenas as questões 1 a 7 do Desenvolvimento do plano. Se possível, sugira que os alunos conversem com algum familiar sobre o tema da notícia, para saber a opinião de outra pessoa.
Fechamento:
Proponha aos alunos que gravem um áudio emitindo suas opiniões sobre a temática do texto, explicando o que entenderam sobre sexismo, e enviem o áudio para que circule entre os alunos da turma. Caso seja possível, faça uma videochamada para dialogar com os alunos sobre o texto ou envie a eles um áudio explicando sobre os conceitos de sexismo e notícia.
Convite às famílias
Que tal propor aos alunos que convidem seus familiares a dialogar sobre essa notícia? Para ajudar na rotina da família, pode propor também que acompanhem uma notícia atual, na televisão ou na internet, e dialoguem sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosemary Silva
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Compreensão leitora
Finalidade da aula: - Ler e compreender com autonomia, localizando informações explícitas no texto do gênero notícia e realizando antecipações, inferências e confirmação de antecipações ao longo do processo de leitura do texto.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF05LP15, EF05LP16
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura, prática de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
O gênero visitado nesta aula é uma notícia (De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo), texto da esfera jornalística sobre um fato polêmico que gerou muita discussão por suscitar opiniões divergentes a respeito do assunto. Essa notícia instiga a manifestação de pontos de vista diferentes sobre o assunto; é muito importante encorajar os alunos a exercitarem o direito de expressar opiniões sobre questões polêmicas do cotidiano, além de oferecer a oportunidade para ouvir e respeitar opiniões diferentes, compreender que cada pessoa tem o direito de ter a sua opinião, expressá-la com respeito e tê-la respeitada.
A notícia informa, ajuda a formar a opinião do público leitor e permite a reprodução, em sala de aula, das práticas sociais de leitura que o aluno encontrará fora da escola. Utilizar a notícia como objeto de ensino permite também a compreensão da polifonia existente nesse gênero textual, reconhecer as diferentes vozes presentes no texto leva ao entendimento de como os sujeitos se colocam diante do fato noticiado. Embora a notícia utilizada nesta aula tenha sido publicada em 2013, o assunto de que trata é bem atual e possibilita que a leitura e a discussão do assunto contribuam para o desenvolvimento do olhar crítico dos alunos em relação à influência dos acontecimentos na vida das pessoas.
Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola. Se na escola sua não houver possibilidade de utilizar computador com acesso à internet durante a aula, imprima o texto ou projete os slides em telão.
Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME. Disponível em:
https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/ <Acesso em: 23/07/2018.
Materiais necessários:
Telão e computador com acesso à internet.
Texto impresso.
Atividade impressa.
Informações sobre o gênero: Segundo João Canavilhas, “a redação da notícia começa pelos dados mais importantes: a resposta às perguntas o quê, quem, onde, como, quando e por quê, seguidas de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse. Essa técnica é chamada de pirâmide invertida. De acordo com esse autor, no webjornalismo o uso da técnica da pirâmide invertida limita a organização de uma notícia aberta e de livre navegação em que o jornalista pode oferecer novos horizontes de leitura, através de ligações entre pequenos textos e outros elementos de multimídia”.
Exemplo disso na notícia desta aula são as palavras em vermelho que levam a outros textos, possibilitando vários percursos de leitura. O leitor de notícia na Web tem a liberdade de escolher o percurso de leitura que desejar.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldade para entender o que é sexismo.
Durante as discussões, alguns alunos podem apresentar dificuldade para expressar o que pensam e outros podem querer falar sempre primeiro e não respeitar a vez do colega. À medida em que os estudantes participam de discussões em que possam se expressar e ouvir o outro, desenvolvem uma postura mais ativa e respeitosa para se posicionarem criticamente diante de fatos ou situações e exercerem plenamente sua cidadania.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em: 01/08/2018
CANAVILHAS, João. Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada. Disponível em:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf <Acesso em: 21/08/2018.
KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em: 30/07/2018
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