
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete no campo de atuação da vida cotidiana, campo artístico e literário e campo da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada/autônoma).
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, celulares ou outros equipamentos eletrônicos com acesso à internet, cópias reproduzidas dos textos sugeridos nos materiais complementares, dicionários da Língua Portuguesa e/ou de Ciências, livros e revistas diversos, Flip - chart / cartolina ou quadro com caneta pincel para fazer anotações com os alunos.
Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos. A organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.
Dificuldades antecipadas: Ao realizar uma leitura, muitos alunos não reconhecem a constituição do texto (título, subtítulo, imagens, boxes informativos…) como fonte de pistas para prever o assunto abordado e o gênero em questão. Essa prática tem o objetivo de acionar conhecimentos prévios, possibilitando o despertar da curiosidade pelo assunto, assim como o levantamento de hipóteses sobre o texto, que poderão ser validadas ou não após o término da leitura. O aprendizado e construção desse diálogo possibilita a interação entre o leitor e o texto, tornando a leitura mais dinâmica e significativa.
Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.
SOLÉ, Isabel. O Ensino de Estratégias de Compreensão Leitora. In: Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998, 6ª edição, p. 67-83.
Tempo sugerido: 2 min
Orientações:
Tempo sugerido: 3 min
Orientações:
Tempo sugerido: 35
Instigue-os a pensar sobre o fato científico ocorrido: “O que poderia ter acontecido para que o número de joaninhas aumentasse tanto?”
“Para que servem as joaninhas?”
“Existem joaninhas de todas as cores?”
“Os alunos poderiam fazer aquilo?”
“Elas trazem sorte?”
Observe que a pergunta principal é a que está em negrito (ela vai aparecer intencionalmente de uma outra forma no slide seguinte). As outras perguntas tem o objetivo de aumentar o interesse dos alunos pelo assunto.
Orientações:
Se for possível, ofereça-lhes a lista de canais do youtube e sites onde poderão encontrar a resposta que procuram.
7. Reveja com os as alunos a tabela preenchida antes da realização da atividade (Estratégias gerais/ Estratégias específicas). Peça para que os grupos validem os procedimentos que foram mais úteis relatando suas experiências e argumentando. Zele para que na discussão seja possível que todos alunos reconheçam a importância de dialogar com os elementos paratextuais para antecipar, fazer inferências, e então selecionar o texto, ou parte do texto que será lido com o objetivo de encontrar uma informação específica.
Materiais complementares:
Para imprimir ou acessar:
Reportagem “Paris distribui larvas de joaninha para combater pragas em jardins”, Folha de São Paulo. Acesso em 19/08/2018.
Verbete de enciclopédia online, “Joaninha”, Wikipédia. Acesso em 19/08/2018.
Verbete de dicionário online de Português, “Joaninha”, Dicio. Acesso em 19/08/2018.
Lista de curiosidades, “10 curiosidades sobre joaninhas”, Guia dos Curiosos, Acesso em 19/08/2018.
Opções de vídeo:
Documentário Joaninha Foxp2. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mLgzYIoG_0o. Acesso em 19/08/2018 . 2:44
O mundo secreto dos jardins . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gUn7JVO0P3E&t=406s. Acesso em 19/08/2018. 3:00
Coleópteros: Joaninhas, besouros. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ayG12fpSebU. Acesso em 19/08/2018. 3:00
Joaninhas combatem pragas de plantações de orgânicos em SP. Disponível em:
Joaninhas atacam lavoura de feijão em propriedade do RS. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/2084462/. Acesso 10/08/2018. 1:00
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das das orientações por áudio, vídeo ou texto e troca de mensagem com os estudantes sobre as atividades.
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui)
Google Drive (clique aqui para ver tutoriais: Docs e Apresentações)
Introdução
Convide os estudantes, por Whatsapp ou outro canal de comunicação para resolverem uma situação-problema em grupos. Diga que, para isso, você vai enviar textos de divulgação científica para serem utilizados como material de pesquisa. Se você estiver seguindo esta sequência de aulas, informe que o gênero Verbete (discutido na aula anterior) é um exemplo de texto breve de divulgação científica.
Desenvolvimento
Siga as orientações do plano original enviando para os grupos o texto que traz a situação problema do aumento das joaninhas e os questionamentos que podem ajudá-los a pensar sobre o porquê deste aumento. Com os textos, o objetivo é “ler para obter uma informação precisa”. Contudo, através da leitura, eles descobrirão outras curiosidades sobre as joaninhas.
Oriente-os a utilizar estratégias que podem colaborar, como a leitura global do material (índice, título, subtítulos, imagens..) antes de ler o texto em si. Ajude-os a formar os grupos e a pensar por quais vias vão se comunicar (mensagem, telefonema, videochamada). Proponha que eles elaborem juntos a resposta por meio de um arquivo compartilhável e editável no Google Drive. No plano original, selecione os links de texto e vídeos que vai enviar para cada um dos grupos.
Estipule um prazo para o envio da resposta da pergunta principal:
- O que poderia ter acontecido para que o número de joaninhas aumentasse tanto?
Fechamento
Combine com os alunos um momento de videochamada para fazer a socialização da atividade. Utilize os questionamentos e orientações do plano original para apoiar a reflexão sobre estratégias de leitura e textos de divulgação científica. Solicite que eles anotem essas conclusões no caderno. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderem participar.
Caso não seja possível realizar esta videochamada, envie os questionamentos aos estudantes, analise as respostas e organize uma devolutiva para toda turma.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para auxiliar na leitura dos textos e na busca por respostas. Podem apoiar também a realização da atividade em grupo para que haja trocas por meio de mensagens, telefonemas ou videochamadas com os colegas.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: