Plano de aula: Como ler textos de divulgação científica?

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete no campo de atuação da vida cotidiana, campo artístico e literário e campo da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada/autônoma).

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, celulares ou outros equipamentos eletrônicos com acesso à internet, cópias reproduzidas dos textos sugeridos nos materiais complementares, dicionários da Língua Portuguesa e/ou de Ciências, livros e revistas diversos, Flip - chart / cartolina ou quadro com caneta pincel para fazer anotações com os alunos.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos. A organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Ao realizar uma leitura, muitos alunos não reconhecem a constituição do texto (título, subtítulo, imagens, boxes informativos…) como fonte de pistas para prever o assunto abordado e o gênero em questão. Essa prática tem o objetivo de acionar conhecimentos prévios, possibilitando o despertar da curiosidade pelo assunto, assim como o levantamento de hipóteses sobre o texto, que poderão ser validadas ou não após o término da leitura. O aprendizado e construção desse diálogo possibilita a interação entre o leitor e o texto, tornando a leitura mais dinâmica e significativa.

Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

SOLÉ, Isabel. O Ensino de Estratégias de Compreensão Leitora. In: Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998, 6ª edição, p. 67-83.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações:

• Nessa aula, os alunos serão instigados a buscar, em textos de divulgação científica, informações para obter um maior entendimento e possíveis respostas para uma situação-problema que será apresentada. Para realizar esta proposta, organize previamente a sala de aula de uma forma diferente: faça uma bancada expondo os materiais destinados a essa pesquisa, de maneira atrativa e de fácil acesso, para que, durante a atividade, os alunos possam selecionar os materiais que desejarem.
  • Tenha em mente a formação de grupos de 4 alunos, organizados por níveis de proficiência leitora e garanta que dois dos integrantes apresentem fluência, de maneira que possam ajudar os demais a avançar, sendo referência ou possibilitando um diálogo compreensivo entre os textos consultados por eles. É comum que alguns alunos se dispersem nas atividades em grupo, por isso a necessidade de formar os agrupamentos previamente com essa intenção didática bem definida.
  • Para iniciar, faça a pergunta do slide para a turma e deixe que falem sobre o que eles sabem sobre o gênero de divulgação científica. Se você está seguindo a sequência dos planos de aula, é possível que os alunos digam que os “verbetes de enciclopédia” são textos breves de divulgação científica, como foi visto na aula anterior.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos